Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Ilha da Culatra: protocolo para monitorização da marinha do Recovo

Ilha da Culatra. Imagem captada aqui.
  • O Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve e a Associação de Moradores da Ilha da Culatra assinaram um protocolo para a adoção da pradaria marinha do Recovo, na Ilha da Culatra. A associação fica responsável por acompanhar a pradaria marinha do Recovo, fotografando a zona, permanecendo atenta ao local e informando as autoridades sempre que for identificada alguma situação pouco vulgar ou irregular. Pradarias marinhas são zonas marinhas compostas por plantas aquáticas e encontram-se nos oceanos, águas costeiras, rias, lagoas e estuários (em fundos de areia ou lodo) e em zonas com iluminação e profundidade a partir de 30 metros. São importantes por várias razões: libertam oxigénio e fixam dióxido de carbono, estabilizam e fixam o sedimento, ou seja, estabilizam a dinâmica costeira. Além disso, são extraordinariamente importantes para a biodiversidade marinha (constam da lista prioritária de habitats da Directiva Habitats), com especial destaque, neste caso, para os recursos pesqueiros porque fornecem maternidade, abrigo e alimento a várias espécies comerciais, “como o choco, o polvo, a amêijoa, o sargo e salmonete, importantes para a comunidade piscatória da Ilha Culatra”. JE do Mar.
  • A Bandeira Azul do Complexo Balnear do Lido, no Funchal, foi arriada uma vez que os parâmetros de qualidade da água do mar se encontram fora dos limites legalmente estabelecidos. DNMadeira.
  • A New Economics Foundation considera o sistema de distribuição de quotas de pesca pouco transparente em Portugal. Além das críticas, faz sugestões que passam por mais informação e maior peso da frota de pequena pesca nas decisões sobre a distribuição de quotas. JE do Mar.
  • A Inspeção-Geral da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território de Portugal e a Direção-Geral do Ambiente de São Tomé assinaram um protocolo para a criação de um serviço de inspetores ambientais no arquipélago. AM.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue