Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Bico calado

Carriagem, Aljezur. Foto de Manuel MariaLeite.
  • A CITRI, empresa que importou resíduos suspeitos de Itália, pertence ao ex-secretário de Estado do Ambiente do PSD, Pedro Afonso Paulo. RTP.
  • O centro de distribuição da Amazon, nos arredores de Glasgow, é acusado de impor condições de trabalho desumanas. A denúncia é do insuspeito diário britânico Daily Mail
  • «Ora, ao levar a sério esses procedimentos, ao não "facilitar", as autoridades aeroportuárias da Terceira deram apenas mostras de grande sentido de responsabilidade e profissionalismo. Imagino que seria "o bom e o bonito" se acaso, numa falha em matéria de controlo de segurança, alguém suspeito se tivesse escapulido... E, confesso, apeteceu-me responder a um preconceituoso passageiro americano, que passou muito nas televisões, que ter passaporte americano não é sinónimo de não se ser um criminoso e que, em matéria de "racial profiling" em aeroportos, em particular no que respeita a não praticar discriminação contra "pessoas com cor indiana", não recebemos lições dos EUA. Até o nosso primeiro-ministro tem essa cor...» Francisco Seixas da Costa in Ainda as Lajes.
  • «Recordo que tudo começou com a polémica dos ordenados milionários da nova gestão da Caixa e se agravou com a recusa do Presidente, António Domingues, e da nova equipa de gestão CGD em mostrar a declaração de rendimentos. Que gente tão envergonhada. Nos dias de hoje, todos revelam tudo, há redes sociais para isso. Ao menos uma “selfie” do Domingues com a sua declaração de rendimentos tirada na casa de banho em frente ao espelho. A culpa disto é bem capaz de ser dos salários.» João Quadros, in Uma Caixa vaziaJNegócios 2dez2016.
  • «O Primeiro-Ministro acabou de dar uma entrevista à televisão pública. Na RTP3, segue-se um programa de comentário à entrevista. O programa tem uma moderadora, Ana Lourenço, e quatro comentadores. Dos quatro comentadores, três são apoiantes da Direita e notórios opositores do actual Governo – David Dinis, Helena Garrido e José Manuel Fernandes – e o quarto, João Garcia, trabalhou durante décadas no grupo Impresa, de Francisco Pinto Balsemão. Ou seja, na televisão pública, o painel de comentadores da entrevista do Primeiro-Ministro é hegemonicamente composto por pessoas que se opõem ao Primeiro-MinistroUma Página Numa Rede Social 5dez2016.
  • Os adjetivos são uma ameaça de bomba no jornalismo, João Paulo Guerra – O fio da meada, RTP 2dez2016.

Sem comentários: