quarta-feira, 13 de julho de 2016

Albufeira: Praia dos Pescadores com bandeira vermelha

Rio Peneda. Foto de Diogo Sá Lima.
  • A bandeira vermelha foi hasteada na Praia dos Pescadores, em Albufeira, devido a poluição microbiológica. O Olhão Livre acusa as entidades competentes de pouco ou nada fazerem para a resolução deste grave problema da poluição que há muito afeta esta zona. Segundo aquele blogue, um dos focos de maior poluição está situado ao pé das bilheteiras dos barcos da carreira para as Ilhas da Armona Culatra e Farol,  perto da Sede do IPMA, em Olhão, a 70 metros da Capitania do Porto de Olhão e a cerca de 90 metros da sede da GNR e do SEPNA. Outro está nas ruínas de Moinho de Maré, ao pé da Horta da Areia, a caminho do Cais Comercial de Faro. Tudo isto em zonas de produção de bivalves…
  • Navios de pesca chineses operam ilegalmente ao largo da costa da Guiné Conacri, esgotando a sua população de peixes e destruindo a vida marinha. Apesar das consequências económicas e sociais da pesca ilegal, o governo guineense não consegue policiar as suas águas por falta de dinheiro para operar equipamentos de vigilância. BBC.
  • Uma maré de algas malcheirosas tem invadido zonas costeiras e húmidas da Florida. Algumas praias foram encerradas e algumas zonas declaradas estado de emergência. O problema é antigo e tem origem em descargas feitas a partir do lago Okeechobee, onde se acumulam poluentes e resíduos agrícolas. Quando as descargas são feitas, 35 milhas de costa são afetadas. Os impactos deste ano são considerados os piores de que há memória. A situação pode tornar-se catastrófica com a aproximação da época dos tufões. Tudo por causa das soluções impostas durante décadas pelo poderoso lóbi da produção do açúcar, admite Mark Perry, diretor executivo da Florida Oceanographic Society. NYTimes.
  • Traças Ronaldo? Muito pode e faz o marketing. A ignorância de alguns setores dos consumidores fazem o resto: comem tudo que lhes põem à frente. Se soubessem o que são traças e se soubessem o que são morcegos e para que servem, teriam mantido muito mais contenção. The Guardian.

Sem comentários: