terça-feira, 3 de maio de 2016

Tribunal declara inválida a quantidade de licenças gratuitas de emissão de gases com efeito de estufa

Pastor usa telemóvel enquanto o recarrega com painel solar portátil. Sanliurfa, Turquia.
  • O Tribunal de Justiça da União Europeia declarou inválida a quantidade anual máxima de licenças gratuitas de emissão de gases com efeito de estufa fixada pela Comissão Europeia para o período 2013-2020. O Tribunal sublinha que as indústrias de utilização intensiva de energia receberam demasiadas licenças de emissão gratuitas ao abrigo do sistema de Comércio Europeu de Licenças de Emissão. A decisão do Tribunal reforça a necessidade de uma reforma do CELE, de modo a respeitar o princípio do poluidor-pagador, em vez de de permitir que as indústrias mais poluidoras aumentem os seus lucros com a poluição pela qual são responsáveis. Quercus.
  • O preço da energia solar baixou 50% em 16 meses, admite a Electrek.
  • A Paper for Water, fundada por duas crianças, faz e vende origamis natalícios. Recolheu até ao momento 800 mil dólares, que vai doar a uma família Navajo que vive numa reverva do Novo México, onde 40% dos habitantes não têm acesso a água tratada. Huffington Post.
  • Um comboio de mercadorias que circulava de Cumberland, Maryland para Hamlet, Carolina do Norte, descarrilou no nordeste de Washington, derramando enorme quantidade de hidróxido de sódio. Washington Post.
  • As autoridades hondurenhas detiveram 4 suspeitos do assassinato da ativista Berta Cáceres ocorrido no passado dia 3 de março. Entre eles estão Mariano Díaz Chávez, Douglas Geovanny Bustillo e Edilson Atilio Duarte Meza, militares, estando o primeiro ainda no ativo. Entretanto, a filha de Berta Cáceres faz uma ronda europeia, apelando aos governos para apoiar a luta da tribo Lenca contra a construção de uma barragem no rio Gualcarque. Common Dreams.
  • Centenas de vietnamitas manifestaram-se contra uma empresa de Taiwan que dizem ser a causa da mortandade de peixe ao longo da costa daquele país. O governo está a ser criticado por pouco ou nada fazer para esclarecer e resolver a situação. Reuters.
  • Na Índia, guardas armados protegem várias albufeiras e reservatórios de água. O país sofre uma prolongada seca e a falta de água tem provocado atitudes desesperadas de agricultores que vêem as suas culturas destruídas pela falta de água.  The Guardian.

Sem comentários: