Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Mitsubichi admite manipulação de exames de emissões de gases

Imagem apanhada aqui.
  • O presidente da Mitsubishi admitiu ter deliberadamente mandar manipular os exames de emissões de gases em 625 mil veículos com o objetivo de apresentar melhores índices de consumo e combustíveis do que os reais. El País. Ainda se lembram do imbróglio da Volkswagen? Aliás, todos os veículos a diesel testados pelas autoridades britânicas ultrapassam os limites de emissões quando conduzidos em estrada, revela o The Guardian de 21abr2016.
  • O glifosato, a substância ativa do herbicida mais popular do mundo fabricado, entre outras, pela Monsanto (RoundUP) e pela Sapec (Montana), corre o risco de ser ultrapassado. A Monsanto desenvolveu um pesticida a que chama Interferência RNA (RNAi), garantindo que se trata de de um «processo natural», aliás tão natural e seguro como o glifosato, recentemente motivo de alerta da Organização Mundial de Saúde por ser considerado «potencialmente cancerígeno». Segundo a Monsanto, o RNAi consegue-se «através da capacidade natural da célula para rever as instruções de RNA dentro da célula e, em seguida, ‘decidir’ se deve processar as instruções ou não. Como resultado, o processo pode terminar ou parar a produção de uma proteína específica, tal como um controlador de intensidade de uma lâmpada. Este processo celular foi descoberto na década de 1990 e investigações posteriores fizeram Andrew Fire e Craig Mello ganhar o Prémio Nobel pelo seu trabalho em 2006. O seu trabalho, bem como o de outros cientistas, abriu muitas novas áreas de pesquisa em saúde humana, animal e vegetal. A Monsanto não descreve o que essa tecnologia faz, que é, de facto, silenciar genes. É claro que esta tecnologia se destina a silenciar genes em insetos que se alimentam de culturas, mas não há prova de que esses pesticidas RNA não venham a silenciar os genes dos receptores não intencionais, como animais selvagens e seres humanos. Segundo as investigações de Jack Heinemann, da Universidade de Canterbury, e2stes pesticidas RNA estão a alterar as caraterísticas nu nutricionais, e podem provocar alterações significativas na forma como a glicose e os hidratos de carbono se armazenam no corpo humano, causando resultados potencialmente letais. Underground Reporter.
  • Em San Francisco, os novos edifícios com menos de 10 andares, são obrigados a ter, pelo menos, 15% da área dos seus telhados coberta com painéis solares. Business Green.
  • Uma explosão na fábrica Clorados 3 da Petroquímica Mexicana de Vinilo, no México, provocou vários mortos e dezenas de feridos. The Guardian.

Sem comentários: