sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Bico calado

  • «Sabia que, desde 2012, o IRS subiu 28% em média para os portugueses, mas apenas 5% para os milionários? Sabia que, em Portugal, as grandes fortunas pagam 50 vezes menos do que noutros países desenvolvidos? E que, das famílias mais ricas do País, apenas 240 são conhecidas pelo fisco e nem todas pagam os impostos devidos?» Filipe Luís in Os ricos não pagam a crise – Visão 10fev2016.
  • «(…) Ver o CDS, que detinha os cargos de vice-primeiro-ministro e de ministro da Economia do anterior Governo, a pedir na Assembleia da República esclarecimentos sobre como foi possível, no final do consulado desse mesmo Governo, os administradores da Autoridade Nacional da Aviação Civil serem aumentados em 150%, passando os salários do respetivo presidente para cerca de 16 mil euros mensais, é falta de decoro! Saber que o Estado injetou cerca de 90 milhões de euros no Banco EFISA e que, depois, o vendeu por 38 milhões de euros a uma sociedade onde pontifica Miguel Relvas é, no mínimo, falta de decoro! Saber que a Direita calou propositadamente o que se passava no BANIF, procurando retirar o seu impacto do processo eleitoral é falta de decoro!(…)» Rui Sá in Haja decoroJN 8fev2016.
  • A HSBC Holdings PLC foi processado pelas famílias de cidadãos americanos mortos no México, que alegaram que o banco ajudou cartéis da droga na lavagem de dinheiro dos seus negócios, podendo, por isso ser considerado responsáveis pelas mortes. O banco pagou uma multa de 1,9 billiões de dólares em 2012 para resolver uma investigação criminal sobre a lavagem de 881 milhões por conta dos cartéis de drogas. IBTimes.

Sem comentários: