sábado, 16 de janeiro de 2016

Bico calado

  • De uma teoria da conspiração a uma conspiração de facto: A Líbia foi invadida e Qaddafi eliminado porque ele tinha reservado 143 toneladas de ouro e outras tantas de prata (valor atual: 7 biliões de dólares) para concretizar um sonho antigo: criar uma moeda pan-africana que fosse usada pelos países africanos francófonos como moeda alterativa ao franco francês. A secreta francesa soube deste plano logo após o início dos conflitos e Sarkozy ordenou a invasão da Líbia. Fonte: Craig Hemke, baseado num email divulgado por uma fuga de informação contendo mensagens dirigidas a Hillary Clinton. Before It's News.
  • «Sanders, que tem vindo a ganhar crescente simpatia e apoio devido à sua forte denúncia dos desmandos do sistema financeiro, acusa a sua adversária de estar refém dos lóbis de Wall Street e das grandes corporações americanas, que tiveram grande peso na Casa Branca durante os anos de presidência do seu marido, e de quem a candidata tem recebido avultados donativos. Sanders, pelo contrário, rejeita receber donativos de bilionários e de grandes empresas, e tem baseado a sua campanha de angariação de fundos em pequenos donativos de cidadãos anónimos, tendo já recebido o apoio financeiro de mais de 1 milhão de americanos. Bernie Sanders é uma séria ameaça para os mega-bancos, uma vez que que se for eleito, promete desmantelá-los nos primeiros 100 dias do seu governo. Sanders quer repor o mesmo tipo de legislação que vigorou entre 1933 e 1999 e que abrigava à separação da banca comercial da banca de investimento.» Daniel Adrião in O triunfo dos banqueiros piratasSábado 8jan2016.
  • Os jornalistas que investigam caso de corrupção são alvo de injúrias e ataques soezes por parte dos media de referência, precisamente dos que são propriedade da pessoa que está a ser investigada. Acontece na Bulgária, 106º em 180 países que constam  do Índice de Liberdade de Imprensa Sem Fronteiras. Portugal é 26º.

Sem comentários: