domingo, 6 de dezembro de 2015

Exército combate besouro do pinheiro

Pico-Açores em 4 de dezembro de 2015. Foto de Rui Silva.
  • Os transportes urbanos passam da tutela da Economia para a tutela do Ministério do Ambiente de Portugal. TVI24.
  • Madrid: proibido o estacionamento automóvel no centro da cidade. Pelo terceiro dia seguido. As 6 estações de análise da qualidade do ar têm registado elevadíssimos níveis de dióxido de nitrogénio. El País.
  • Uma enorme fuga de gás natural ocorreu em Aliso Canyon, o que obrigou à evacuação de centenas de famílias de Porter Ranch e arredores. A rutura só deverá ser tapada dentro de três meses. Entretanto, centenas de milhares de toneladas de dióxido de carbono são expelidas continuamente. Peritos comparam este impacto ao do desastre da BP no golfo do México. The Guardian.
  • O exército hondurenho foi convocado para ajudar a combater o besouro do pinheiro que está a destruir a s florestas. Terra Daily.
  • A Austrália recebeu 25 toneladas de resíduos radioativos proveniente de Cherbourg, França, para onde combustível nuclear tinha sido enviado para reprocessamento durante a última década do século 20 e início deste século. Embora os responsáveis garantam que Lucas Heights, a sul de Sydney, oferece absoluta segurança, ambientalistas da Greenpeace duvidam e alertam para a possibilidade de o país se tornar o cemitério nuclear de outros países para além da França. The Guardian.

Sem comentários: