sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Canal no dique junto à Central do Pego é insuficiente

Junto da termoelétrica do Pego, Abrantes. Foto: Arlindo Consolado Marques 17dez2015.

A empresa que construiu o dique junto da central termoelétrica do Pego, em Abrantes já abriu um canal que diz poder assegurar o trânsito de peixes. Esta pequena correção foi introduzida após o SOS-Observatório Ambiental do Tejo-Portugal ter avisado que ia avançar com queixas-crime contra a Central do Pego, contra o empreiteiro e contra a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), dona da obra, por estar a construir um dique a toda a largura do Tejo sem qualquer passagem para o trânsito de peixes e da APA ter intimado o empreiteiro a realizar a intervenção.

Porém, o SOS-Observatório Ambiental do Tejo-Portugal considera que a solução é insuficiente e está a ser motivo de chacota a nível mundial, inclusive entre o meio académico. Com a mais que certa diminuição do caudal do Tejo, os peixes maiores não vão ser capazes de transpor o obstáculo. Diz quem sabe que toda aquela estrutura não tem razão de ser e, por isso, deve retirada e o leito do Tejo deve ser afundado de modo a garantir a preciosa água de que tanto precisa a central termoelétrico do Pedo.

1 comentário:

Associação SOS Rio Tejo disse...

SÓ PARA DIZER QUE A DISCUSSÃO JÁ SUBIU UM NÍVEL E PASSEI-O PARA A COMISSÃO EUROPEIA.
Lamentável a politica de terra queimada aqui nesta zona de Abrantes e Rio Tejo. Lamentamos também pelo actual Governo recentemente em funções, que recebeu agora esta batata quente mas o Rio Tejo não pode esperar face a todos estes actuais crimes. Lamento também pelas diversas Directivas Comunitárias e que Portugal "ractificou" tornando anacrónica e ultrapassada a razão invocada pela proprietária de 1990! O mundo já é outro e estes senhores ainda não se aperceberam!
La catastrophe écologique et environnementale, l'incompétence et l'incapacité en respectent les Directives Communautaires!. À votre attention Messieurs Commissaires l'Environnement, Karamenu Vella et Miguel Arias Cañete . Notre Association SOS- RIO TEJO et la population demande votre intervention et justice chers Commissaires! (Fleuve TEJO/TAJO International Portugal). Simplement lamentable Merci. (copie de notre email envoyé....)

ENTRETANTO PASSEM BEM E SE NÃO VOLTAR AQUI VOTOS DUM BOM NATAL

De Mattos Sébastien
Porta-Voz
SOS-SOS OBSERVATÓRIO DO RIO TEJO