Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Vila Real de Santo António já não despeja esgotos para o Guadiana

Imagem retirada daqui.
  • Vila Real de Santo António deixou de despejar esgotos para o rio Guadiana, após a conclusão de várias obras nas redes de esgotos e de abastecimento de água. Diário Online.
  • Portugal foi o 4º país europeu que mais aumentou, concretamente em 14%, as suas emissões de gases com esfeito de estufa entre 1990 e 2012. Eurostat. Apenas Espanha, Chipe e Malta lhe passaram à frente com aumentos de, respetivamente, 22,5, 47,7 e 57,3 por cento. Em 2012, ss campeões das emissões foram a Alemanha, o Reino Unido, a França e a Itália. 
  • Continuam desconhecidas as causas do aparecimento de milhares de carpas mortas na albufeira de La Cuerda del Pozo de Soria. La Informacion.
  • O estado de Washington acaba de processar o governo norte-americano por não ter garantido segurança às equipas que durante décadas descontaminaram a reserva nuclear de Hanford e, por isso, ser responsável por problemas de saúde contraídos pelos técnicos expostos a vapores tóxicos. Hanford produziu plutónio para o programa de armas nucleares dos EUA de 1943 a 1987 e é, atualmente, um dos sítios mais contaminados da América do Norte. Reuters.
  • Parte do rio Mississippi foi fechada na sequência de um derrame de óleo aquando da colisão de dois barcos perto de Paducah, Kentucky. Reuters.
  • A exposição prolongada a pequenas quantidades de Roundup pode provocar problemas graves no fígado e nos rins, garante mais um estudo recente, desta vez da responsabilidade de Michael Antoniou, director do Gene Expression and Therapy Group do King’s College London. Já em 2012, conclusão semelhante tinha sido tirada por um grupo de investigadores coordenado por Gilles-Éric Séralini, professor de biologia molecular de Universidade de Caen, em França. A polémica foi tão grande que o estudo foi retirado após imensas pressões. Brian Bienkowski/Environmental Health News.

Sem comentários: