Algures nos Pirineus. Imagem retirada daqui.
- Uma tecnologia fotovoltaica que permite a conversão direta da luz solar em energia elétrica valeu à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e à Efacec uma venda milionária que pode revolucionar o mercado das novas energias.
- O Norte tem, finalmente, um radar meteorológico. Situado no Pico do Gralheiro, em plena Serra da Freita, a cerca de 1100 metros de altitude, a torre tem 47 metros e inclui um miradouro à disposição dos visitantes. É o único radar do país que emite os seus sinais tanto na horizontal como na vertical, o que permite identificar o tipo de partículas de água em diversos estados na atmosfera.
- A polícia britânica terá pedido os nomes dos participantes num debate público sobre a fraturação hidráulica. Tudo porque os organizadores, a Canterbury Christ Church University, terão manifestado alguma preocupação em termos de segurança. As autoridades universitárias acabaram por não satisfizerer o pedido.
- O parlamento galês deliberou exigir ao governo a aplicação de uma moratória sobre o uso da polémica tecnologia da fraturação hidráulica até ela ser considerada segura para o Ambiente e para os homens. Este voto acontece uma semana depois da Escócia ter tomado idêntica atitude.
- A Noruega diz ter abandonado investimentos em 40 mineiras extratoras de carvão e outras empresas ligadas à extração do ouro, fabrico de cimento e de fraturação hidráulica.
- Sabia que a maior fortuna chinesa pertence ao patrão da Hanergy, que produz paineis fotovoltaicos?
Sem comentários:
Enviar um comentário