Praia de Santa Iria, S. Miguel. Foto: Pedro Silva17mai2014.
- A Ribeira dos Milagres sofreu mais uma descarga de efluentes das suiniculturas.
- Gerador a urina produz eletricidade. Uma célula eletrolítica decompõe a uréia em nitrogénio, água e hidrogénio, este é filtrado e introduzido num cilindro e posteriormente empurrado para outro cilindro de bórax líquido, que é usado para remover a humidade do gás de hidrogénio. Este gás de hidrogénio purificado é depois empurrado para dentro do gerador. Um litro de urina produz, assim, 6 horas de eletricidade. Mais pormenores aqui. Embora a notícia já seja de novembro de 2012, é sembre útil relembrá-la. Será que este projeto de 4 estudantes do ensino secundário terá credibilidade suficiente para avançar ou será que a sua patente vai ser adquirida por meia dúzia de euros por uma petrolífera para depois ficar bem guardada, bem escondida e esquecida de modo a não perturbar os negócios estabelecidos?
- O Departamento de Justiça norte-americano acusa 5 altas patentes militares chinesas de ciberespionagem de informação industrial e roubo de segredos comerciais a empresas produtoras de paineis fotovoltaicos.
- Petrolíferas como a Shell e a ExxonMobil pagaram 3 mil milhões de dólares nos últimos 15 anos para resolverem uma série de casos em que eram acusadas de enganar o governo dos EUA e comunidades Índias em royalties de concessões de petróleo e gás, revela uma investigação da Thomson Reuters Foundation. “Se este problema acontece dentro dos próprios EUA, é mais que certo que acontecerá um pouco por todo o mundo” afirma Isabel Munilla, conselheira da Oxfam America.
Sem comentários:
Enviar um comentário