“Dois exemplos de praias onde a alimentação artificial foi aplicada com sucesso total foram as praias do Flamengo e a de Copacabana (Rio de Janeiro).
Na praia do Flamengo, praticamente inexistente em 1964, foram repulsadas areias retiradas da baía de Guanabara mediante tubagem flutuante, sendo conseguida a reconstrução artificial daquela praia numa extensão de cerca de 1800 metros de comprimento por 150 metros de largura. Salienta-se o facto de não ter havido necessidade posterior de novas descargas de areia nesta praia. Em Copacabana, no ano de 1970 e numa extensão de 5 Km foi conseguido um aumento de 90 metros na largura da praia emersa mediante a descarga de 3.5 milhões de m3 de areia por empilhamento na praia e descarga ao largo.
A citação destes dois casos revela um interesse muito particular, não tanto pelo simbolismo turístico que estas praias representam a nível mundial, mas sobretudo porque os estudos de projecto foram realizados em ambos os casos em Portugal no Laboratorio Nacional de Engenharia Civil.”
A Praia dos Tubarões, por Álvaro Reis, 2006, p174
Sem comentários:
Enviar um comentário