Datchet, Berkshire, Inglaterra 10fev2014. Foto: BEN STANSALL/AFP/Getty Images
- A fama do mau cheiro de Cacia e arredores vem de longe. Tudo por causa da fábrica de celulose. Recentemente, os cheiros têm sido mais intensos e tem aumentado o número de casos de alergias na pele e alergias respiratórias dos habitantes da zona. Para complicar a situação, o aumento exponencial do trânsito automóvel provocado pelo desvio dos carros das SCUTs para a Nacional 109 tornou os níveis de ruído e de poluição insuportáveis. Se não fosse o baixo Vouga Lagunar...
- O Grupo Águas de Portugal está a propor a 116 municípios do interior do país parcerias públicas para que a empresa estatal possa gerir a distribuição da água e fazer a cobrança da fatura ao consumidor, atualmente a cargo das autarquias. A AdP gere actualmente os 19 sistemas multimunicipais “em alta”, ou seja, da nascente até ao depósito. Esta proposta pretende que os municípios entreguem à empresa o sistema “em baixa”, ou seja, relativo à distribuição. As propostas coincidem com a reestruturação em curso no setor das águas e que visa, num prazo de 5 anos, a harmonização de tarifas no país, com os preços a serem fixados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, uma medida que mereceu já a contestação da Associação Nacional de Municípios Portugueses e do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local uma vez que os municípios receiam o agravamento da fatura ao consumidor por deixarem de poder continuar a subsidiar a água e o sindicato receia grandes reduções em postos de trabalho.
- Elevados níveis de radiotividade foram registados num cemitério nuclear enterrado a 800 metros de profundidade em Carlsbad, no Novo México.
- Um ano depois de muitos protestos, um tribunal argentino considerou ilegal a construção de uma fábrica de sementes transgénicas no país.
Sem comentários:
Enviar um comentário