Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Povoação contra central hídrica reversível


Já só faltam 2 dias

Ambiente Ondas3
Foto: Penkdix Palme /Newsteam 
  • A Câmara Municipal de Povoação emitiu um parecer desfavorável à construção de uma central hídrica reversível, que a Empresa de Electricidade dos Açores pretende construir na Lagoa das Furnas. Alega-se as modificações nos caudais de água e o mais que certo assoreamento da linha de água que desagua na Ribeira Quente. em março de 2013 Os Verdes se tinham manifestado contra estre projeto alegando algumas incongruências e os pesados impactos previstos. A propósito, vale a pena ler a tese de mestrado de Crispim Cabral de Melo Borges da Ponte. A investigação do académico conclui que, para tornar a central reversível viável e sustentável, será essencial um forte investimento em outras fontes renováveis. Cita o exemplo da EDA , que pretende aumentar a produção geotérmica de 23MW para 29MW até 2015. E conclui: "(...) nesse caso, a central aqui estudada, torna-se pouco importante e, com o aumento da procura de electricidade que se estima para os anos seguintes, a central seria pouco utilizada, logo com baixo retorno do investimento. Já para valores de 37MW de geotérmica, a central atinge um bom nível de funcionamento e com capacidade de mantê-lo a curto e médio prazo." Refira-se ainda que o governo insiste em associar este projeto ao alegado combate à eutrofização da Lagoa das Furnas, pormenor que contradiz o próprio estudo de impacto ambiental.
  • Cientistas do governo canadiano confirmaram que os níveis de mercúrio à volta das zonas de exploração de gás de xisto é 16 vezes superior ao registado noutras zonas onde não há essa exploração.
  • No Idaho, 3 dias após o Natal, há caça ao lobo e ao coiote, com prémios para quem abater o maior lobo e o maior número de coiotes fémea. Como muita boa gente pensa que tanto lobos como coiotes são importantes para o equilíbrio dos ecossistemas locais e regionais, há uma petição apelando às autoridades para acabarem com o evento.

1 comentário:

OLima disse...

Caça ao lobo e ao coiote - ATUALIZAÇÂO: A controversial hunting contest in Idaho targeting wolves and coyotes has ended with nearly two dozen coyotes killed but no wolves shot, though rancor over the event remains undiminished.
The coyote and wolf derby was promoted by ranchers and hunting enthusiasts as a form of family recreation aimed at reducing the number of predators threatening livestock and big-game animals like elk prized by hunters. It was condemned by conservationists as cruel and unsportsmanlike.
http://planetark.org/enviro-news/item/70739