domingo, 10 de novembro de 2013

Certificação energética é só papel?

Espinho, zona do Rio Largo. Tapar uma grelha de uma lâmpada é mais fácil do que repará-la? A natureza agradece: poupa-se energia, polui-se menos e poupa-se dinheiro.
  • O certificado energético exigido para os edifícios é mais do que um novo imposto? pergunta Alexandra Agudo em artigo publicado no El País de 7nov2103. Embora os especialistas digam que é útil para melhorar a eficiência do parque residencial europeu, muitos há que alegam que o certificado não torna obrigatória  a referência ao nível da qualidade energética do edifício, nem sequer a correção de deficiências ou erros detetados nas fiscalizações e avaliações. 
  • As petrolíferas canadianas conseguiram fazer com que o governo adiasse a aprovação do aumento da taxa de carbono em 40 dólares por tonelada, denuncia a Greenpeace daquele país citando emails a que teve acesso.
  • Na aldeia de Bhati Dilwan, no Paquistão, as pessoas têm visto o nível dos seus poços de água baixar consideravelmente depois da Nestlé ter começado a extrair água que depois engarrafa com o rótulo Pure Life, que vende a preços fabulosos. Contra esta rapina há uma petição que pode subscrita aqui.

Sem comentários: