quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Reflexão – a rapidez dos técnicos e das autoridades em zonas de luxo

A Capitania do Porto de Portimão voltou ontem de manhã a hastear a bandeira verde na praia da marina de Portimão, permitindo a prática balnear, depois de a Agência Portuguesa do Ambiente anteontem, terça feira, ter desaconselhado os banhos naquele local. “Não foi confirmada a existência de qualquer ocorrência ao nível dos sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais, pelo que, até à presente data, não há qualquer evidência relativamente às circunstâncias que determinaram toda esta situação”, acrescenta a APA.
Fantástico! Estou pasmado perante tão grande e tão rápido poder de regeneração que o mar do Algarve, e, concretamente, o mar de Portimão tem em descontaminar e limpar águas invadidas por bactérias E-coli de fezes. Estou também pasmado com a celeridade dos técnicos do Ambiente neste caso, que nada tem a ver com a celeridade com que há anos têm tratado as sucessivas descargas de esgotos das suiniculturas na ribeira dos Milagres, por exemplo. 
Por isso, prevejo que já estejam a perfilar-se dezenas de estudiosos a nível mundial para, in loco, investigar o fenómeno e sobre ele elaborar teses de mestrado, doutoramento ou pos doc.

Sem comentários: