Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Como é difícil descobrir edifícios com amianto em Portugal


A ministra do Ambiente, Assunção Cristas, admitiu não ter os meios para liderar o levantamento do número de edifícios públicos com amianto. Uma lei da Assembleia da República, de fevereiro de 2011, dava um ano para que o governo de Passos-Portas apresentasse a lista de edifícios públicos com amianto, mas até agora o grupo que coordena esta matéria, da tutela do ministro dos Assuntos Parlamentares, ainda não avançou com qualquer decisão.  RTP.
  • A Secretaria Regional dos Recursos Naturais iniciou a reflorestação do Pico Alto, uma zona da ilha de Santa Maria considerada importante em termos de biodiversidade, onde existe a floresta mais idêntica ao que seriam as florestas originais dos Açores. Com esse objetivo estão a ser plantadas a Uva da Serra, o Louro da Terra e o Folhado, espécies endémicas dos Açores.  NA.
  • Os Gralhos sobre o dia do Florestar Portugal com flora autóctone, in Azinheiragate.
  • Os impostos relacionados com a área ambiental atingiram 5,6 mil milhões de euros em 2011, menos 4,6% do que no ano anterior, com mais de metade da receita a vir da área energética. O valor dos impostos “com relevância ambiental” representou 9,8% da receita fiscais e contribuições sociais e 3,2% do Produto Interno Bruto. A redução no valor deve-se à quebra no imposto sobre produtos petrolíferos e energéticos e no imposto automóvel sobre veículos. Lusa/SOL
  • A proibição comunitária de remoção das barbatanas de tubarão a bordo vai aumentar as dificuldades no setor da pesca, afirmou o secretário de Estado dos Assuntos do Mar, Manuel Pinto de Abreu, citado pelo Expresso. Covém relembrar quem esteve contra esta proibição. Leia aqui.
  • Uma carta aberta contendo uma extensa lista de irregularidades e problemas económicos, jurídicos e socioambientais associados à Belo Monte, assinada por 38 organizações brasileiras e 31 internacionais, foi enviadaao banco BNDES, no Rio de Janeiro, pedindo-lhe para não efetuar o empréstimo de R$ 22,5 bilhões anunciado na última semana. EcoDebate.
  • A ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, pediu perdão à classe dos advogados pela polémica frase com que se saiu em entrevista recente à TV Centro América, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso. Na ocasião, Teixeira afirmou que a população brasileira está nas mãos de uma “máfia de advogados”, o que provocou imediata reação por parte dos profissionais. Aqui, a falar de um novo meio de combate ao abate ilegal de florestas, ela parece que sabe do que fala.
  • A Petrobras anunciou o abandono da exploração de petróleo em East Cape e Bay of Plenty, na Nova Zelândia, informa a Greenpeace.
  • Ranking dos países que mais reciclam no mundo.
Share:

1 comments:

João Gravito disse...

Para as Empresas que trabalham na Remoção de Amianto, podem contar com Cabines para Descontaminação de Amianto a Pressões Negativa, Certificadas e Reconhecidas pelo ACT. Cabines de Fabrico Português, com Manuais em Português e Assistência Técnica Garantida. Mais informações: João Gravito

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue