Foto: Agung
Kuncahya B./Corbis
- Uma nova espécie de peixe tomou o nome do presidente dos EUA, Barrack Obama. Chama-se Etheostoma Obama, confirma o Scientific American. Em nomes de peixes, nós os portugueses não estamos atrás dos norte-amercianos. Há vários anos o nosso Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, deu nome a um cherne, pela voz da esposa e pena de Alexandre O'Neill.
- O abate illegal de madeira na floresta Amazónica foi o mais baixo dos últimos 24 anos, garante o governo de Dilma Rousseff. Mas a máfia madeireira persiste em usar mil e uma maneira de fazer com que a madeira ilegalmente abatida fure as débeis defesas florestais e seja comercializada como legal, conta a BBC.
- O Haiti tenta angariar 2 mil milhões de dólares para combater a cólera, que, depois de ter sido erradicada há um século, regressou em força através de militares do Nepal às ordens das Nações Unidas. The Guardian.
- A China é o país que mais madeira importa no mundo e isso tem estimulado o comércio de madeira abatida ilegalmente no Cambodja, no Laos, na Tailândia e em Madagascar, alerta a Environmental Investigation Agency. Ironicamente, a cobertura florestal tem aumentado significativamente na China devido à aplicação de leis rigorosas e a programas de reflorestação. Fontes: Reuters, EIA e Vimeo (16:18)
2 comentários:
A propósito de "O abate illegal de madeira na floresta Amazónica foi o mais baixo dos últimos 24 anos": ver EcoDebate http://www.ecodebate.com.br/2012/11/30/madeireiros-ilegais-desafiam-combate-ao-desmatamento-na-amazonia/
A propósito de "A China é o país que mais madeira importa no mundo", ler EcoDebate: http://www.ecodebate.com.br/2012/11/30/china-e-o-maior-comprador-de-madeira-ilegal-e-um-grande-exportador-de-desmatamento-acusa-ong/
Enviar um comentário