Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

domingo, 12 de agosto de 2012

Água desperdiçada no Funchal


  • Agricultores madeirenses dizem-se indignados com desperdício de água num ano de seca igual ao de há 150 anos. Tudo porque há água boa a jorrar de uma conduta na ribeira de João Gomes, junto à rua Quintino de Freitas, no Campo da Barca, e a correr para o mar sem ser aproveitada. DNMadeira, 9ag2012.
  • Sobre a escassez da água: “ (...) Além disso a água potável gasta na rega de jardins também aumentou e muito, quer a nível privado, quer a nível público (...) Nas sedes de Concelho e outras zonas com muitos jardins, deverá captar-se as águas das ribeiras que os atravessam, a exemplo do que recomendei à Camara do Funchal, há um bom par de anos, que fossem construídos tanques por baixo de algumas estradas para receber as águas não só das ribeiras, às cotas mais altas possíveis, como também de chuvas, para utilizar na rega de jardins públicos e privados.” Duarte Caldeira Ferreira in DNMadeira 9ag2012.
  • Citado pelo DN, João Dinis, da Confederação Nacional de Agricultura, diz que o Governo de Passos-Portas terá de adotar medidas de emergência perante os prejuízos dos agricultores provocados pela situação de seca extrema em que o país se encontra. Imaginar uma campanha nacional de poupança de água será sonhar?
  • LAPA AMEAÇADA, gritava a primeira página do Diário de Notícias da Madeira de 8 de agosto de 2012. Tudo porque nos últimos 4 anos foram capturadas oficialmente 288 toneladas: 74 em 2009, 70 em 2010, 63 em 2011 e 81 até julho de 2012. É você que continua a publicar fotografias de pratos de lapas e a legendá-las com um “Vai um pratinho delas”? 
  • O temporal que assolou a Madeira em 20 de fevereiro de 2012 bloqueou uma trilha entre o Curral das Freiras e a Eira do Serrado. Solicitado pelo presidente da junta de fregeusia local, um particular cedeu o acesso através do seu terreno. Como durante dois anos quem quer, pode e manda nada fez, o particular acabou com a festa e fechou o acesso, lê-se no Diário de Notícias da Madeira de 8 de agosto de 2012.
  • A versão pré-comercial do WaveRoller, desenvolvido por uma empresa finlandesa para a produção de energia a partir das ondas do mar, acaba de ser fundeada na praia da Almagreira, Peniche. DN.
  • Petição para proteger a Lagoa dos Salgados de mega empreendimentos sem sentido e sem urgência.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue