quinta-feira, 31 de maio de 2012

Lamas de ETARs fertilizam e limpam eucaliptais


  • Garça rara em toda a Europa escolheu o parque Biológico de Gaia como estação de serviço para descansar. Imagens de Marcos Prata e reportagem de Luís Henrique Pereira, em exclusivo para a RTP. Youtube (3:32)
  • A nidificação do mergulhão-de-crista e a importância das aves aquáticas como bons bioindicadores dos ecossistemas. Imagem de Marcos Prata, Edição de Luís Henrique Pereira, em exclusivo para a RTP. Youtube (4:43)
  • A deposição de lamas, provenientes de ETARs, em terrenos florestais em Sobrado, Valongo, provocam maus cheiros, atraem moscas e mosquitos e há quem receie que os recursos freáticos estejam a ser contaminados. A Ambitrevo - Soluções Agrícolas e Ambientais, empresa responsável pela gestão dos resíduos orgânicos em questão, garante que o processo é legal, rigoroso e controlado, que não há qualquer contaminação nem dos solos nem da água e salienta as mais-valias resultantes desta fertilização, havendo a vantagem de contribuir para a limpeza da floresta, prevenindo os incêndios. Verdadeiro Olhar.
  • Sexta e Sábado, dias 26 e 27 de maio, as centrais solares alemãs atingiram um recorde mundial de produção de eletricidade de 22 gigawatts hora, o que equivale à produção de eletricidade por parte de 20 centrais nucleares.  Planet Ark.

Sem comentários: