sábado, 14 de janeiro de 2012

Micaelenses produziram menos resíduos em 2011


  • Os EUA, através do seu embaixador em Portugal, Allan Katz, estão a pressionar as autoridades nacionais e regionais para que os Açores não proíbam o cultivo de transgénicos. Numa carta enviada no fim de dezembro ao presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, o diplomata considera que os transgénicos não constituem qualquer risco para a vida humana ou animal, ou até mesmo para o Ambiente, pelo que espera que as autoridades revejam a sua posição e permitam que os agricultores açorianos tenham acesso à mesma tecnologia que já é usada no resto do país e do mundo. Lusa/DNVou ver se Noé Rodrigues e Carlos César vão manter a verticalidade que se espera, em vez de vergarem perante pressões contaminadas com meias verdades e algumas mentiras.
  • Os micaelenses produziram menos resíduos em 2011. Dizem que a culpa é da redução do consumismo… CAÉ bom saber que os micaelenses produziram menos resíduos. S. Miguel não é uma ilha tão grande para se poder pensar que pode albergar cada vez mais resíduos produzidos localmente ou importados. Será que um dia a ilha de S. Miguel vai ter de ser esticada para poder sustentar uma eventual tendência para o aumento do volume de resíduos? 
  • O estudo de impacto ambiental do projeto de ampliação da pedreira “Vale da Relvinha 2”, em Alcanede, Santarém, encontra-se em consulta pública até 2 de fevereiro de 2012.
  • A proteção do Ambiente representa 1,38% dos impostos dos portugueses, diz o Ambiente Online.
  • O siluro, um peixe-gato gigante que chega a atingir os três metros e a pesar mais de 100 quilos, está a invadir os rios portugueses, colocando em risco as espécies nativas. Pode também ser perigoso para os humanos. Sol. Via PONG-Pesca.
  • Resíduos de inseticidas neonicotinoides, utilizados na cobertura de sementes de milho e soja, são responsáveis pela morte de abelhas, conclui um estudo da Purdue University levado a cabo durante dois anos no estado de Indiana. Terra.
  • As bactérias E.coli podem ser eliminadas com um choque de baixa voltagem, garante estudo realizado na Fort Valley State University, Georgia, e na Virginia Tech. Terra.
  • A Monsanto e a sua filial indiana Mahyco são acusadas de exagerar e mentir acerca das alegadas potencialidades do seu algodão transgénico Bollgard referidas numa campanha publicitária. O incidente não é inédito: algo semelhante aconteceu em maio de 2010 e em janeiro de 2007, respetivamente na África do Sul e em França, tendo as autoridades tomado medidas concretas, nomeadamente a aplicação de uma multa de 15 mil euros. GMWatch.
  • O girasol inspira os técnicos da energia solar. MIT.

1 comentário:

OLima disse...

“As observações do embaixador dos EUA tornadas públicas são impróprias, pois exorbitam as funções de um representante diplomático e não serão respondidas pelo Governo Regional”, afirmou uma fonte oficial do Executivo regional à Agência Lusa, citada pelo Açoriano Oriental.
http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/222322