sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Roundup contamina lençóis freáticos

  • O primeiro catálogo ilustrado publicado em Portugal sobre raias e tubarões, da autoria de investigadores das universidades dos Açores e de S. Paulo, no Brasil, descreve 52 espécies encontradas no mar dos Açores, incluindo algumas quase desconhecidas. Lusa/RTPAçores.
  • Os barcos que operavam ao abrigo do acordo UE-Marrocos, entre os quais 14 portugueses, receberam ordem para abandonar as águas marroquinas depois de o Parlamento Europeu ter recusado prorrogar este acordo alegando a sobre-exploração de espécies e ser ilegal, segundo o direito internacional, já que interfere nos recursos do território do Sara Ocidental, disputado entre Marrocos e a Frente Polisário. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas já veio dizer que a medida é um erro do ponto de vista da Europa, e a comissária europeia para as Pescas, Maria Damanaki, disse que continua empenhada nas negociações com Marrocos sobre um novo acordo de pescas.
  • A University College Cork é a primeira universidade a nível mundial a ter o certificado ISO 50001 de gestão energética. EDIE.
  • Roundup, o herbicida da Monsanto, que contém um químico cancerígeno chamado glifosato, está a contaminar os lençóis freáticos das zonas onde é aplicado, alerta estudo publicado na Bioanalytical Chemistry de Novembro. Activist Post.

Sem comentários: