- O mar destruiu nos últimos dias parte da duna primária da praia de Moledo, em Caminha. CM.
- Espanha e China assinam acordo de cooperação no domínio da dessalinização, depuração e controlo da qualidade da água. Ambientum.
- A assembleia municipal de South Derbyshire votou contra a implantação de uma suinicultura industrial de 25 mil porcos em Foston. O patrão da concorrente Midland Pig Producers acusa ativistas vegetarianos e de fora da zona de terem influenciado o resultado da votação. The Guardian.
- A extração de gás de xisto utilizando técnicas de fraturação hidráulica tem provocado tremores de terra perto de Blackpool. Reuters.
- Apesar de proibidas desde 2002 pela União Europeia, as redes pelágicas continuam a ser ilegalmente utilizadas pela frota pesqueira italiana que, mesmo assim, continua a receber subsídios compensatórios e para reconversão por parte da Europa e do governo italiano. PressEurop.
- A falência da britânica Sun Biofuels deixou em Kisarawe centenas de tanzanianos sem terra, sem emprego e desesperados perante o seu futuro. Colonialismo sob a forma de investimento, denuncia um autarca local, frustrado com promessas de empregos, poços de água, melhores escolas, estradas e clínicas. Esta situação está a acontecer em toda a África, onde já se contabilizam 30 falências de projetos de biocombustível em 15 países, por exemplo a de um projeto norueguês no Gana e a da britânica Procana em Massingir, Moçambique. The Guardian. Refira-se que a Sun Biofuels anunciara em Maio a quintuplicação dos seus investimentos no cultivo de jatrofá para biocombustível em Moçambique, tendo, em Julho passado, divulgado a exportação de biodisel para a alemã Lufhansa.
- O governo moçambicano cancelou licenças de 16 madeireiras por tentativa de exportação ilegal para a China de 809 contentores carregados de madeira em toros, maioritariamente de espécies cuja exportação é condicionada ao processamento, nomeadamente sândalo, pau-preto, pau-rosa, chanfuta, umbila, jambirre, mondzo, pau-ferro, chanate, namuno e muaga. Africa21.
- Zhongshan, na China, acaba de disponibilizar, gratuitamente e por uma hora de cada vez, 4 mil bicicletas. ClimateWire.
- A central nuclear de San Onofre, na Califórnia, foi evacuada na sequência de fuga de amónia que, garantem os responsáveis, não representou qualquer perigo público. Reuters.
Recortes de notícias ambientais e outras que tais, com alguma crítica e reflexão. Sem publicidade e sem patrocínios públicos ou privados. Desde janeiro de 2004.
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Mar avança em Moledo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário