terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ucrânia completa maior central solar europeia

  • Grifo poisou junto de idosos que se encontram nas Novenas da N. Sra da Serra, na Serra de Nogueira, em Bragança, tendo sido alimentado pelos presentes. Bombeiros de Bragança.
  • Rios britânicos recuperados: em Londres, o Wandle, considerado um esgoto nos anos 60 e o Tamisa, considerado biologicamente morto nos anos 50; no País de Gales, o Taff, que chegou a correr preto, tal era o volume de resíduos de carvão que transportava; em Worcestershire, o Stour, que corria com as cores do arco-íris mercê dos efluentes das fábricas de tapetes. BBC.
  • A Ucrânia completará até o final deste ano a construção da maior central solar europeia. Situada em Okhotnykovo, na Crimeia, vai produzir 100.000 megawatts/hora para 20 mil famílias. PRNewswire.
  • A Grécia planeia construir centrais solares para fornecer energia à Alemanha. Terra Daily.
  • Planos para a extração de petróleo junto das ilhas sicilianas de Pantelleria e Egadi estão a provocar intensa polémica em Itália: (1) os 100 poços da ENI da ERG e da Esso italiana vão destruir sítios de enorme biodiversidade; (2) a família da ministra do Ambiente, Stefania Prestigiacomo, tem interesses neste negócio. The Independent.
  • Mais de 300 mil painéis solares vão ser instalados nos telhados de cerca de 450 escolas públicas de Toronto. O investimento será da AMP Solar Ltd. Partnerships, que partilhará os lucros da venda da energia à rede pública. Toronto Star.
  • O oleoduto Keystone para levar óleo bruto de Alberta, no Canadá, para Galveston, no Texas, está a provocar imensa polémica. The Guardian.
  • O glifosato, conhecido por Roudup, é um herbicida que deixa vestígios nos rios e na chuva que cai na bacia hidrográfica do Mississippi, garantem estudos dos mais que insuspeitos US Department of the Interior e do US Geological Survey. GMWatch.
  • Vai cursar Gestão Ambiental? Conheça os bastidores da profissão. Universia.

3 comentários:

OLima disse...

Rios britânicos recuperados: há quem acuse o ministério do Ambiente britânico de manipular a informação e dourar a pílula, uma vez que os rios referidos na notícia são uma ínfima minoria em relação à esmagadora maioria dos rios britânicos que, lamentavelmente, continuam muito poluídos.
http://www.guardian.co.uk/environment/blog/2011/aug/30/rivers-spin-environment-agency?

OLima disse...

O oleoduto Keystone - um eminente cientista da NASA foi um dos 140 detidos durante os protestos, em frente da Casa Branca, contra este projeto. http://www.treehugger.com/files/2011/08/nations-top-climate-scientist-arrested-white-house.php?campaign=daily_nl

OLima disse...

O oleoduto Keystone - a atriz Daryl Hannah foi outra das detidas durante o mesmo protesto.
http://photos.denverpost.com/mediacenter/2011/08/photos-daryl-hannah-arrested-during-white-house-oil-protest/