quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ria Formosa não aguenta pressão de motas e queimas


De férias nos Açores. Perdoem-me a ausência aqui no Ondas3.


  • Os ambientalistas da Almargem defendem a deslocalização da Concentração de Motos, que decorreu no fim de semana, e da Semana Académica da zona do Ludo, área protegida integrada no Parque Natural da Ria Formosa.  Lusa/Região SulSão piores que as térmitas, diria uma amiga minha.
  • Bruxelas aprova 3,7 milhões de euros para proteção da natureza em Portugal: (1) projeto BRIGHT, na Mata do Buçaco, de combate a espécies exóticas invasoras e plantação de flora autóctone; (2) projeto Ecotone, de conservação de amieiros em dois rios para aumentar a população de 3 espécies de libélulas. PúblicoPor que razão a Quercus, na sua página oficial, no momento em que edito esta posta, não refere este projeto e não identifica estes dois rios? No Cabeço Santo há anos que voluntários, muitas vezes em muito más condições atmosféricas, combatem espécies invasoras e plantam flora autótone e, apesar disso, o projeto ainda não mereceu atenção institucional e mediática. Por que será?
  • A ministra do Ambiente Assunção Cristas parece mais preocupada com a redução da fatura da eletricidade do seu ministério do que com a renovação dos estoques de peixes nos mares. Deve pensar qualquer coisa como isto: se não pescarmos, pescam os outros...
  • quem julgue que resolve os problemas de derrames de petróleo exorcizando, por exemplo, os pecados da BP na Tate Modern Gallery!
  • A canadiana Avrupa Mineral admite a realização de prospeções nas antigas minas de volfrâmio de Covas, em Vila Nova de Cerveira, para avaliar se se justifica a exploração de ouro na região. Das 44 amostras realizadas, junto ao rio Coura, 43 continham vestígios do metal precioso. CM.
  • Em termos ambientais há um retrocesso no governo aragonês, alertam os Ecologistas en Acción. Para além da extinção da Consejería de Medio Ambiente, a presença de gente como Aramón é sinal de desprezo pela natureza e Ambiente, com provas dadas.
  • Várias organizações processaram o ministério do Ambiente dos EUA por pouco ou nada ter feito para reduzir a poluição na zona de Los Angeles. LATimes.
  • Centenas de manifestantes protestaram contra a intenção do governo queniano importar milho transgénico. BBC. Apesar disso, o governo levou a sua avante.

2 comentários:

C. Cardoso disse...

Boas férias OLima.

OLima disse...

"projeto Ecotone, de conservação de amieiros em dois rios para aumentar a população de 3 espécies de libélulas." - os rios Torgal e Paiva são os contemplados, acaba me informar o núcleo de Aveiro da Quercus. Obrigado.