Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Cinzas polémicas em Gondomar


"Outro aspecto digno de nota foi a acumulação significativa de fragmentos dos depósitos lagunares argilo-orgânicos subjacentes ao areal de Paramos e Silvalde: com o recuo do litoral e a remobilização das areias de praia durante o Inverno, o fundo lodoso de uma antiga extensão do haff-delta de Aveiro (a que impropriamente chamamos “ria”), existente até à Idade Média e desde então coberto por areias de praia, está a aflorar na zona inter-maré a sul do segundo esporão de Silvalde. Tratando-se de materiais orgânicos e argilosos muito pouco resistentes, a erosão marinha destrói rapidamente este tipo de paleosolo (solo antigo) mal ele deixa de estar protegido pelas camadas de areia sobrejacentes, atirando grandes fragmentos para o areal: numa extensão de centenas de metros, blocos cinzentos-escuros, com restos de vegetais seculares, fazem um contraste notável com a clara areia quartzo-feldspática." Manuel Leite, Geólogo.
  • Uma fuga de amoníaco numa fábrica em Samora Correia, Santarém, causou 28 feridos, um destes em estado grave. JN.
  • O tarifário do lixo vai subir 40% ao longo dos próximos 3 anos em São João da Madeira. O Regional. Será que esta medida vai fazer os sanjoanenses reduzir o lixo que produzem?
  • A construção da auto-estrada A41/IC24 em Gondomar poderá estar na origem de um problema ambiental relacionado com a transferência de cinzas perigosas produzidas pela Central Termoelétrica de Gondomar, até aqui depositados num terreno que será atravessado pela nova via. A Quercus já alertou a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, questionando se o ministério vai aceitar que os resíduos em causa venham a ter como destino um aterro de inertes que não garante condições de impermeabilidade. Público.
  • A Galp Energia adquiriu à Martifer Renewables, uma participada da Martifer SGPS, 50% do capital da sociedade Parque Eólico da Penha da Gardunha, Lda., a qual detém actualmente 30% do capital social da Ventinveste. Ambiente Online.
  • O governo sueco ordenou uma investigação sobre a alegada deposição, no Mar Báltico, de 1989 a 1992, de armas químicas e lixo radioactivo de uma antiga base militar soviética localizada na Letónia. Earth Times.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue