sábado, 23 de janeiro de 2010

Bico calado

  • "Eu não entendo bem o que é o problema da falta de estacionamento que alegadamente existe em Lisboa. Como mostrou e muito bem o Carlos Medina Ribeiro Lisboa não tem falta de estacionamento, os lisboetas é que têm falta de vontade de pagar por ele." Menos um Carro.
  • Universidade Aberta abre inscrições para curso de 52 h/2ECTS sobre Nova Norma Ortográfica da Língua Portuguesa. ProfBlog. 52h é obra. Presumo que os senhores professores irão fazer cópias, ditados, glossários, exercícios de preenchimento de espaços, etc, etc. Tudo sob a batuta de um mestre ou doutor devidamente credenciado. Tudo com o mui moderno e colorido apoio do quadro interactivo e do omnipresente powerpoint. A coisa não é para menos. Não os imagino a cogitar sobre os étimos das palavras e sua evolução,  porque o latim era uma disciplina mais chata que a potassa e, por isso, há muito que foi enterrada e bem enterrada. Será por isso que, infelizmente, muito boa gente anda a escrever cada vez pior. Mas, quanto a este curso: todos beneficiam, minha gente. Primeiro, os professores, porque precisam de créditos para poderem progredir na carreira. Depois, os formadores, os mestres, os doutores, os especialistas do eduquês, as agências de formação, as assessorias nas principais capitais europeias, os serviços de apoio e as horas extraordinárias devidamente facturadas. Durante a minha infância e juventude tive o prazer de digerir alguma alteração ortográfica, muito embora não tão extensiva e sistémica como a que está em vias de ser aplicada. Aprendi as novas ortografias repetindo oralmente, escrevendo várias vezes as novas palavras. Aliás toda a minha geração aprendeu assim, como aliás as gerações anteriores. Parece que as gerações anteriores sabiam exercitar muito mais o conceito de autonomia do que as actuais, apesar de nessa altura conceitos como autonomia não serem comuns. Quem diria que, para aprender a escrever uma palavra de maneira diferente, seriam precisas acções de formação de 52 horas! E, sublinhe-se, com relatórios e avaliações. É por esta e por outras que os leigos na matéria, exteriores ao sistema educativo mas que julgam conhecê-lo por nele terem sido meros alunos, é por isso que eles se sentem no direito de falar tão mal do actual sistema de ensino, é por isso que se vilipendia os seus profissionais. É por isso, po causa de tretas como esta. Ah, Padre António Vieira, vem cá baixo ver isto!
  • "Praticamente, tudo isto é tralha eduquesa e tanga curricular sem qualquer utilidade pedagógica." Ramiro Marques in Nas escolas privadas, os docentes só ensinam. A burocracia é feita pelos administrativos, ProfBlog.
  • Hillary Clinton. “As leis normais serão aplicadas, o que significa que os EUA não aceitarão os haitianos que tentarem chegar à nossa costa”, avisou. “Verão proibida a entrada e serão repatriados.” Para os que não respeitarem o aviso, o destino mais provável será Guantánamo. Público.

Sem comentários: