PREOCUPADOS COM A INGERÊNCIA RUSSA NA POLÍTICA DO REINO UNIDO? ESPEREM ATÉ VEREM O QUE ISRAEL ANDA A TRAMAR
Jonathan Cook, Substack. Rev. O’Lima.
“(…) Há anos que Israel recorre a trolls de «hasbara» nas redes sociais para manipular os debates públicos no Reino Unido — o cerne da acusação contra a Rússia. Mas, no caso de Israel, a situação vai muito além disso.
Este ano, o Estado israelita aumentou massivamente o seu orçamento de diplomacia pública para 730 milhões de dólares, com vista a expandir as suas operações de influência. Isso inclui levar ainda mais políticos, clérigos, académicos e influenciadores a visitar o país, para os bombardear com propaganda pró-Israel que, provavelmente, irão depois divulgar nos seus países de origem. Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Gideon Saar, a defesa dos interesses israelitas deve ser tratada «como um investimento em jatos, bombas e interceptores de mísseis».
Já havia provas abundantes no final da década de 2010 de que Israel estava a ajudar a organizar, a alimentar e a amplificar uma campanha para difamar o seu principal crítico, Jeremy Corbyn, rotulando-o de antissemita, a fim de o impedir de chegar a primeiro-ministro.
Além disso, Israel fê-lo ao promover uma nova e falsa definição de ódio aos judeus, através da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA). Convenientemente para Israel, essa definição ignora em grande parte o ódio aos judeus para se concentrar, em vez disso, nas críticas a Israel.
Essa foi a intromissão mais flagrante possível naquilo que resta dos processos democráticos britânicos. Os políticos e os media do Reino Unido não só não se opuseram a isso, como procuraram ativamente amplificar as calúnias.
Guerra civil
Esta semana, o lóbi norte-americano fanaticamente pró-Israel, a Liga Antidifamação, revelou que tem vindo a trabalhar com empresas líderes em inteligência artificial — que estão cada vez mais integradas nas plataformas das redes sociais — para suprimir o que denomina «anti-semitismo» — ou aquilo a que o resto de nós se referiria como crítica a Israel.
O CEO Jonathan Greenblatt observou: «Temos tido uma excelente colaboração com o Vale do Silício.» As plataformas, afirmou ele, iriam lidar com os conteúdos de que a ADL não gosta «diretamente no código-fonte» – ou seja, antes de os utilizadores os poderem ver. Isso provavelmente não só irá eliminar as críticas às atrocidades israelitas e as críticas aos governos ocidentais, como o do Reino Unido, por serem cúmplices no genocídio perpetrado por Israel, como também transformará as redes sociais num terreno de jogo para bots e defensores de Israel, dando-lhes carta branca para espalhar a sua propaganda sem qualquer contestação.
Sabemos também, graças ao trabalho dos serviços de segurança franceses — talvez o MI5 estivesse demasiado ocupado a perseguir bots russos para se aperceber —, que uma agência cibernética israelita chamada Blackcore teve como alvo o SNP nas eleições escocesas de maio, além de se ter intrometido nas eleições em França e em Nova Iorque.
As empresas tecnológicas israelitas, especialmente as que se dedicam a software espião, operações secretas e de influência, estão normalmente estreitamente ligadas ao Estado israelita e às suas forças armadas. A maioria dos fundadores de start-ups tecnológicas são ex-membros da secreta 8200 do exército israelita.
A par do SNP, o candidato à câmara de Nova Iorque, Zohran Mamdani, e um partido francês de esquerda liderado por Jean-Luc Mélenchon foram alvo de ataques. Porquê? Porque, ao contrário dos seus rivais políticos, todos se atreveram a manifestar-se contra o genocídio perpetrado por Israel em Gaza.
Com semelhanças com o que aconteceu a Corbyn, as campanhas da Blackcore foram concebidas para difamar candidatos. No caso das eleições francesas, foram criadas contas falsas para acusar um candidato de violação e outro de pedofilia.
Um novo documentário, «NAZA», mostra como Israel abriu caminho na utilização da IA para desenvolver novas formas de matar em grande escala em Gaza. Seleciona grupos de alvos para assassinato, muitas vezes matando esses «suspeitos» quando se encontram em complexos familiares, massacrando um grande número de transeuntes no processo.
Portanto, não admira que empresas tecnológicas em Israel tenham sido apanhadas a utilizar a IA de formas igualmente inovadoras e indiscriminadas na Internet, para atingir o público ocidental com desinformação.
No verão, veio a público que o governo israelita tinha criado um site para um falso grupo de reflexão «académico». Num curto espaço de tempo, este produziu quantidades prodigiosas de conteúdo gerado por IA sobre Israel, otimizado para termos de pesquisa comuns, que promovia os argumentos de Israel e sugeria constantemente que as críticas a Israel corriam o risco de alimentar o antissemitismo. Foi criado não só para influenciar os chatbots da Internet a repetirem a sua desinformação pró-Israel, mas também para integrar o seu conteúdo naquilo a que os especialistas chamam de «dados de treino subjacentes», ou seja, os pressupostos inquestionáveis com base nos quais os chatbots funcionam.
Em maio de 2024, a Meta identificou contas falsas sediadas em Israel, «que se faziam passar por estudantes judeus, afro-americanos e outros cidadãos preocupados», a divulgar conteúdo pró-Israel nos EUA e no Canadá, em apoio ao massacre de palestinianos em Gaza perpetrado por Israel.
Há dois meses, a Meta voltou a detetar o mesmo tipo de manobras sujas provenientes de Israel, desta vez dirigidas à Grã-Bretanha, França e Austrália, entre outros países. As contas geradas por IA faziam-se passar «por marcas locais empenhadas na sociedade civil, fontes noticiosas, organizações religiosas e ativistas políticos».
Nomeadamente no caso do Reino Unido e da França, as campanhas de influência foram concebidas para alimentar sentimentos «anti-imigrantes e antimuçulmanos». Israel tem estado fortemente envolvido na divulgação de conteúdos islamofóbicos, alimentando receios de uma suposta «tomada do poder pelos muçulmanos» na Europa, com o objetivo de mobilizar apoio a Israel como baluarte no Médio Oriente contra o Islão e, assim, fomentar a simpatia pelos seus ataques genocidas contra Gaza.
Como consequência, o panorama político na Grã-Bretanha foi desfigurado. O apoio à extrema-direita foi artificialmente inflacionado, polarizando a sociedade britânica. Está a ser aberto o caminho para um autoritarismo mais profundo e para a possibilidade de uma guerra civil.
Sino de morte
Nenhum destes desfechos catastróficos — o sino de morte para o pouco que resta da democracia britânica — está a suscitar sequer o mais ténue interesse por parte do governo de Burnham ou do MI5. Em vez disso, estão a investigar o que, até agora, parece ter sido uma atividade russa muito mais marginal.
Mas não é apenas a influência de Israel que nos deve preocupar. O problema é muito mais profundo, com uma série de outros intervenientes externos nocivos a tentarem distorcer e desfigurar a política britânica de formas que estão em estreita sintonia com as intenções malignas de Israel. O Centro de Defesa da Informação de Burnham não fará absolutamente nada para combater nada disso.
Eis dois outros intervenientes externos poderosos, alinhados com Israel, que contribuem para distorcer a política britânica.
A classe dos bilionários, uma elite transnacional que não tem qualquer lealdade para com a Grã-Bretanha, interfere na nossa política, tornando os nossos partidos políticos dependentes das suas doações. Utilizam o seu dinheiro para comprar influência junto dos principais partidos – e é por isso que, há décadas, pouco importa se votamos nos Conservadores ou no Partido Trabalhista. De qualquer forma, temos austeridade, enquanto os bilionários obtêm autorização para as suas guerras intermináveis, desviando a riqueza pública dos serviços públicos para as indústrias de armamento e para a apropriação de recursos.
Jeremy Corbyn tentou romper com este modelo, financiando o Partido Trabalhista com pequenas doações de pessoas comuns, em vez de recorrer aos bilionários. Como resultado, foi destruído por uma campanha orquestrada pelos bilionários, em associação com Israel e os seus trolls, para o difamar como antissemita.”
Keir Starmer, o sucessor de Corbyn, voltou imediatamente pedinchar dinheiro às grandes empresas, conseguiu o apoio dos bilionários e deu continuidade ao programa de austeridade.
Será que o partido «Reform», de Nigel Farage, é diferente? Claro que não. Mesmo antes de chegar ao poder, ele depende de «criptomiliardários» que vivem na Tailândia e em Hong Kong.
Entretanto, Elon Musk está ocupado a mobilizar as novas «camisas negras» britânicas, lideradas pelo vigarista reincidente Tommy Robinson, para perseguir alguns migrantes «ilegais», em vez de identificar os verdadeiros criminosos que estão a destruir a Grã-Bretanha: os super-ricos como o próprio Musk.
Os bilionários exercem e ocultam a sua influência através da propriedade dos media corporativos. Utilizam os meios de comunicação para promover agressivamente as suas próprias causas — políticas e medidas económicas que garantem o seu enriquecimento contínuo —, normalizando a ideologia extrema do capitalismo neoliberal, com a sua promoção da extração interminável de recursos através de guerras sem fim e do fomento do consumo desnecessário.
A consequência é a destruição das condições de vida humana no planeta. Os bilionários esperam poder sobreviver à catástrofe nos seus bunkers ou congelar os seus corpos até um momento no futuro em que possam ser transferidos para a nuvem.
Uma das funções mais importantes dos media é utilizar campanhas de difamação para destruir qualquer pessoa — como Corbyn e, agora, Zack Polanski — que ameace a posição privilegiada dos bilionários ao propor um programa ligeiramente socialista de redistribuição da riqueza.
Estado vassalo
Se os media britânicos não estivessem totalmente nas mãos da classe bilionária — funcionando como o seu departamento de relações públicas —, talvez soubéssemos mais sobre o papel dos EUA na intromissão na nossa política. As recentes alegações de um suposto «complot terrorista» nas imediações da RAF Fairford — na realidade, uma base da Força Aérea dos EUA que finge ser britânica e a partir da qual os EUA têm travado uma guerra ilegal de agressão contra o Irão — deveriam ter-nos lembrado de que o Pentágono está, em grande medida, no comando da política externa do Reino Unido.
Os EUA têm cerca de 15 bases militares importantes em solo britânico, além de meia dúzia de instalações de serviços secretos de menor dimensão. Como observou recentemente o podcaster norte-americano de direita Tucker Carlson, o facto de a Grã-Bretanha estar repleta de tropas estrangeiras faz de nós pouco mais do que um «Estado vassalo» ocupado.
Os EUA anunciaram recentemente uma modernização no valor de 4 mil milhões de dólares das suas bases no Reino Unido, incluindo a criação de locais de armazenamento para o seu arsenal nuclear. O plano mal suscitou algum interesse entre os políticos britânicos ou os media.
Embora a nossa classe política e os media finjam que o Reino Unido é um parceiro em pé de igualdade numa aliança de defesa ocidental, a NATO, a realidade é muito diferente. A NATO recebe ordens dos EUA, cumprindo as instruções de Washington. É por isso que a NATO tem vindo a orientar-se para a China, rival económico de Washington, que, como é óbvio, não fica nem de longe no Atlântico Norte.
Quando os EUA estalam os dedos, a Grã-Bretanha fica em posição de sentido e aumenta as suas despesas com as indústrias de guerra. Juntamente com os governos europeus, o Reino Unido está disposto a esvaziar os cofres do Estado e a reduzir drasticamente a despesa pública com ainda mais cortes de austeridade para apoiar a agenda militar de Washington para o «domínio global em todo o espectro».
Influência oculta
Grande parte da influência dos EUA na política britânica é cuidadosamente ocultada, operando à porta fechada. No início da década de 2010, os EUA procuravam desesperadamente um pretexto para extraditar Julian Assange do Reino Unido e prendê-lo numa prisão de segurança máxima, mantendo-o fora da vista do público depois de a sua organização, a Wikileaks, ter revelado crimes de guerra cometidos pelos EUA e pelo Reino Unido no Afeganistão e no Iraque. Foi durante este período que Sir Keir Starmer, na qualidade de procurador-geral, viajou repetidamente para Washington para reuniões secretas com responsáveis norte-americanos. Nunca saberemos o que foi discutido. Pedidos ao abrigo da lei da liberdade de informação revelaram que os seus próprios funcionários destruíram todos os registos dessas reuniões. Assim que se tornou político, Starmer foi recrutado para a obscura Comissão Trilateral, fundada originalmente na década de 1970 por responsáveis da administração de Jimmy Carter para lidar com o suposto problema de «um excesso de democracia» nos EUA. A opinião da comissão era que os eleitores se estavam a tornar menos passivos — na altura, devido à guerra do Vietname — e que era necessário encontrar formas de os fazer regressar à docilidade.
Um projeto britânico-americano semelhante consolida os laços entre as estrelas em ascensão da política, dos negócios e do jornalismo britânicos e as elites de Washington. O desequilíbrio de poder entre as duas partes garante que os líderes britânicos em ascensão sejam prontamente preparados para uma visão de mundo atlantista, na qual o Reino Unido é, sem dúvida, o parceiro secundário.
Há uma infinidade de outros «respeitados» lóbis e organizações cujo papel principal é incutir as ideias políticas dos EUA, especialmente as relacionadas com a política externa, no pensamento das elites britânicas. Entre eles contam-se o Grupo Bilderberg, a Chatham House, o Conselho de Relações Exteriores, o Conselho Atlântico, o Grupo Parlamentar Britânico-Americano e a British-American Business.
Os EUA utilizam o seu poder financeiro através destas e de muitas outras organizações para fabricar consentimento para as suas ideologias neoliberais e neoconservadoras extremas. O exemplo mais recente são as subvenções avultadas concedidas a organizações dispostas a exportar a ideologia MAGA de Trump para o Reino Unido, disfarçadas de «educação pública».
Há inúmeras provas que demonstram que foi a pressão da administração Trump que levou à decisão sem precedentes do governo de Starmer de classificar um grupo de desobediência civil, a Palestine Action, como organização terrorista, pela primeira vez na história da Grã-Bretanha. A Palestine Action tinha indignado Israel ao ter como alvo as suas fábricas de armas em solo britânico, destacando assim mais um aspeto da conivência britânica no genocídio de Gaza, e tinha enfurecido Trump pessoalmente ao pintar num dos seus campos de golfe na Escócia a frase «Gaza não está à venda».
Na verdade, as formas como os EUA se intrometem diretamente na política britânica são tão numerosas que é praticamente impossível quantificá-las. A Grã-Bretanha é pouco mais do que uma colónia dos EUA, recebendo imposições sobre questões importantes de política externa — especialmente no que diz respeito aos interesses dos EUA e de Israel — às quais o Reino Unido está invariavelmente com demasiado medo de se opor.
Burnham já está a ceder para reverter a decisão do Reino Unido de acatar um acórdão do Tribunal Internacional de Justiça e de outros tribunais internacionais, segundo o qual a Grã-Bretanha não tem qualquer direito de soberania sobre as Ilhas Chagos e deve devolvê-las às Maurícias. O Reino Unido enfrentou uma reação furiosa de Trump sobre o assunto, porque os EUA mantêm uma base militar ilegal numa das ilhas.
A desobediência por parte do Reino Unido é a exceção, não a regra. O que torna o foco exclusivo de Burnham na influência russa quase ridiculamente irrelevante. Estas acusações furiosas ao Kremlin têm um único objetivo em mente: distrair o público britânico da verdadeira origem da ingerência externa na nossa política.






Sem comentários:
Enviar um comentário