Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

BICO CALADO

  • Bloco questiona Governo sobre reparação da A1 em Coimbra, exigindo garantias de que é a Brisa a assumir todos os custos do colapso de 11 de fevereiro. Partido rejeita que erário público pague obras numa concessão com lucros privados milionários.
  • Risco de colapso no Terreiro do Paço: ‘chove na sala como na rua’ na sede do Ministério da Administração Interna. Fonte.
  • Os despedimentos no Washington Post afetaram desproporcionalmente membros do sindicato de cor. Fonte.
  • A construção dos campos de concentração de Trump inclui quase US$ 40 biliões para conversões de armazéns. Documentos da Agência de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) fornecidos à governadora republicana Kelly Ayotte, de New Hampshire — um dos estados onde a ICE pretende adquirir um edifício e reformá-lo para abrigar pelo menos 1.000 pessoas por vez — mostram que o governo planeia gastar US$ 38,3 biliões no seu programa de detenção em massa. Seriam comprado 16 edifícios em todo o país para serem usados como «centros de processamento regionais» com capacidade para 1.000 a 1.500 pessoas. Outros oito centros de detenção poderiam abrigar até 10.000 pessoas ao mesmo tempo, com os detidos aguardando deportação. Fonte.
  • A empresa prisional privada GEO Group anunciou um lucro recorde de 254 milhões de dólares em 2025 — um aumento de cerca de 700% em relação a 2024 — impulsionado pela venda de ativos e contratos com a administração Trump para construir novas instalações de detenção do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA em todo o país. Fonte.
  • Mais de 50.000 militares israelitas possuem pelo menos uma nacionalidade estrangeira adicional: 12.135 têm cidadania norte-americana, 6.127 com nacionalidade francesa e pouco mais de 5.000 com cidadania russa, 3.000 com nacionalidade alemã e um número semelhante com cidadania ucraniana, mais de 1.000 soldados possuem cidadania britânica, romena, polonesa, etíope e canadense. Fonte.

Sem comentários: