Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

domingo, 25 de janeiro de 2026

BICO CALADO

  • O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu faz parte do chamado «Conselho da Paz» do presidente Donald Trump para Gaza. Mas ele não compareceu à cerimónia em Davos, na Suíça, na quarta-feira, para evitar ser preso por crimes de guerra se pisasse o solo do país. Em 2024, o Tribunal Penal Internacional emitiu mandados de prisão contra Netanyahu e o então ministro da Defesa israelita Yoav Gallant, acusando-os de crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos durante o ataque militar genocida de Israel em Gaza. Fonte.
  • Na semana passada, um acordo com a procuradora-geral de Nova Iorque, Letitia James, obrigou a Betar US — um grupo extremista de extrema-direita que tem aterrorizado ativistas muçulmanos, árabes, palestinianos e judeus em Nova Iorque — a encerrar as suas operações sem fins lucrativos no estado. Após uma investigação ter revelado uma campanha sustentada de violência e assédio, o acordo proíbe a Betar de instigar ou encorajar violência, assédio ou intimidação. Como parte do acordo, a Betar concordou em dissolver a sua organização sem fins lucrativos em Nova Iorque e enfrenta uma multa suspensa de 50 000 dólares se violar os termos. Fonte.
  • Sem se deixar intimidar pelas temperaturas congelantes, greves em todo o estado de Minnesota exigem ‘Fora com o ICE, Já’. Fonte.
  • Quem está publicar vídeos falsos no TikTok produzidos secretamente dentro das casas de londrinos com o objetivo de espalhar alegações falsas sobre os imigrantes? Katherine Denkinson, Jim Waterson e Polly Smythe, London Centric.
  • A Bélgica proibiu aeronaves que transportam armas e equipamento militar para Israel de utilizar o espaço aéreo do país ou fazer escalas técnicas. FonteMais vale tarde do que nunca.
  • A beleza do capitalismo é terem morrido 43 pessoas num acidente ferroviário no quadro da liberalização do sector e, estando as linhas cortadas várias semanas, as companhias aéreas e rodoviárias terem triplicado os preços entre a Andaluzia e Madrid aproveitando-se da situação. Bruno Carvalho.
 
  • A Escola pública foi Privatizada. E os sindicatos, associações e sociedade civil? Onde estavam? Raquel Varela.

Sem comentários: