Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 24 de janeiro de 2026

BICO CALADO

Cartoon: Jeff Koterba
  • O "O 'Conselho da Paz' não é um esforço genuíno de paz, mas um projeto politicamente insustentável que repete erros históricos ao impor uma solução externa, não palestiniana, ignorando a soberania palestiniana. Ignora-se completamente as principais exigências palestinianas, tais como o direito de regresso dos refugiados e o direito à autodeterminação. O plano apenas serve os interesses de Israel, permitindo-lhe manter o controlo da segurança e, ao mesmo tempo, abdicar da responsabilidade pela população civil e pela reconstrução de Gaza. Qualquer órgão governamental não escolhido pelos palestinianos carece de legitimidade e será visto como uma força ocupante, destinada a enfrentar a resistência popular. Este plano nega direitos nacionais fundamentais e irá gerar conflitos internos, tornando o seu fracasso inevitável." Robert Inlakesh, The Palestine Chronicle.
  • Os contribuintes australianos estão a subsidiar doações para as forças armadas de Israel e para organizações que operam colonatos israelitas ilegais nos territórios palestinianos ocupados através de uma rede de instituições de caridade registadas com estatuto de beneficiárias de doações dedutíveis, segundo uma investigação da MWM.
  • A Casa Branca publicou uma imagem digitalmente alterada de uma mulher que foi presa na quinta-feira [22 janeiro] num caso divulgado pela procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, para fazer parecer que ela estava a chorar dramaticamente, segundo uma análise da imagem feita pelo GuardianA mulher, Nekima Levy Armstrong, também parece ter a pele mais escura na imagem alterada.
  • O Irão não é o único país a recorrer ao bloqueio da Internet para reprimir a sua população. Em 2025, estima-se que tenham ocorrido 212 bloqueios em 28 países, resultando em 120 000 horas de interrupção da Internet que afetaram 798,12 milhões de pessoas. Fonte.
  • Segunda volta das Presidenciais: Fascismo não é opinião. É ameaça à democraciaAntónio Garcia Pereira, Notícias Online.

Sem comentários: