Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

BICO CALADO

Defesa de Espinho
  • O candidato a Presidente da República, Luís Marques Mendes esteve esta manhã [15 de janeiro] no canil da Patinhas sem Lar, em Espinho. Numa visita que marcou uma pausa na viagem para Amarante e fora da sua agenda política, Marques Mendes, fez questão de ver o trabalho que a instituição espinhense vem a realizar ao longo dos anos. “Se for eleito Presidente da República, voltarei aqui com a intenção e propósito de poder escolher um destes cães para o poder levar para o Palácio de Belém”, prometeu Luís Marques Mendes. Defesa de Espinho, 15jan2026.
  • Na Bretanha, a associação La Plaine está a reabilitar um antigo canil para transformá-lo num local de descanso destinado a pessoas com sofrimento psíquico. Este laboratório social, em construção, desafia os códigos da psiquiatria clássica. Fonte.
  • A Música no Coração, empresa de espetáculos detida a 100% por Luís Montez, genro do antigo Presidente da República e ex-primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva, mais que duplicou, entre 2021 e 2024, as dívidas ao Estado, que ultrapassam já os 3,9 milhões de euros, de acordo com os dados da Informação Empresarial Simplificada (IES) entregues no último dia de dezembro passado. A empresa, que deixou no ano passado de organizar dois dos principais festivais (Super Bock Super Rock e Sudoeste) está também em crescente colapso: os capitais próprios já são negativos em mais de 13,2 milhões de euros. Fonte.
  • "De Cotrim a Seguro, passando por Gouveia e Melo, há pelo menos três candidatos ao cargo de Presidente da República que prestam serviços de AL (Alojamento Local) e oferecem casa e cama aos turistas e 'expats' (imigrantes com privilégios). Outro candidato, no pouco tempo que teve uma profissão, trabalhou na cobrança de impostos para o Estado, depois foi consultor de pessoas a quem ensinava truques para não pagarem impostos ao Estado; isto, antes de se dedicar a comentar jogos da bola (e a acicatar violência e ódio). Ainda outro candidato facilita negócios a empresas e também anda há anos a comentar assuntos que vão da política à bola. Os candidatos presidenciais são uma amostra representativa da política nacional. Pelo menos uma dúzia de membros do governo têm ligações a empresas de AL e agências de imobiliário, os dirigentes partidários passam quase todos pelas televisões, a comentar isto e aquilo, para 'ganhar alavanca' ou pelo menos um lugar nas listas para as eleições europeias. Nos muitos e dispersos terrenos na órbita patrimonial destas senhoras e destes senhores cultivam-se eucaliptos." Miguel Szymanski, Alojamento Local, paleio e eucaliptos.
  • Governo esconde fornecedor de novas ambulâncias do INEM. Entidade que lançou o concurso e ministério das Finanças não revelam o nome da empresa vencedora do concurso público. Fonte.
  • A China anunciou a invenção de um sistema de micro-ondas de alta potência projetado para neutralizar enxames de drones a distâncias superiores a 3 quilómetros: o Huracán 3000. Projetado pela empresa pública Norinco, o equipamento foi apresentado no desfile militar de setembro e tem um alcance superior ao do sistema americano Leonidas, atualmente limitado a cerca de 2 quilómetros. Fonte.
  • Em 28 de dezembro de 2025, o The Grayzone revelou como a Comissão para a Justiça e Responsabilidade Internacional (CIJA) elaborou um esquema maligno para chantagear e intimidar a agência antifraude da UE, OLAF, e a Comissão Europeia. Criada em estreita coordenação com funcionários da CIA e do MI6 para processar autoridades sírias por supostos crimes de guerra, a CIJA foi repetidamente considerada criminalmente corrupta pelos reguladores da UE. Agora, uma fuga de documentos revela que a CIJA assumiu um papel secreto na guerra por procuração na Ucrânia desde 2022, designando o país como uma de suas “áreas-chave de operação”. De acordo com arquivos internos, a CIJA tem estado, segundo as suas próprias palavras, “incorporada [sic] nas autoridades ucranianas” desde os estágios iniciais do conflito. Kit Klarenberg, Operação jurídica da CIA/MI6 apoia atrocidades ucranianas Substack.

Sem comentários: