Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

REFLEXÃO

BLACK FRIDAY: UM DESASTRE ECOLÓGICO
Zoé Moreau, Vert. Trad. O’Lima.



A Black Friday é uma catástrofe ecológica, impulsionada pelo consumo excessivo e pelos impactos negativos que provoca. O modelo da Black Friday é insustentável, gerando um enorme custo ambiental para o consumismo de curto prazo.

- o aumento nas encomendas online, furgonetas de entrega e devoluções aumentam em 29% as emissões de gases de efeito estufa.

- o volume massivo de remessas individuais gera um aumento de 80 a 90% nos resíduos de embalagens

- os produtos comprados por impulso durante a Black Friday são devolvidos 2,5 vezes mais do que o normal, o que aumenta a logística reversa e a probabilidade de os itens serem descartados em vez de revendidos.

- apenas 1% dos produtos são realmente reciclados: a «economia circular» promovida durante essas vendas é, em grande parte, um mito, com uma fração muito pequena dos produtos sendo realmente fabricada a partir de materiais reciclados.

- 6 em cada 10 produtos ficam «inativos»: a maioria das compras feitas durante as vendas da Black Friday raramente ou nunca é usada, representando um desperdício de recursos para produtos que oferecem pouca ou nenhuma utilidade.

Sem comentários: