Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

BICO CALADO

Khan Younis, sul da Faixa de Gaza, 22 de novembro de 2023. Mohammed Dahman/AP
  • Ministro da Defesa israelita: palestinianos que permanecerem na cidade de Gaza serão considerados terroristas. Fonte.
  • “A manipulação da informação nos media, acompanhada pela posição abjecta do governo, a ignorância e o fanatismo obrigam a refletir permanentemente. 1. Gaza é reconhecida pelo direito internacional como fazendo parte do Estado Palestino, bem patente nas resoluções da ONU; 2. Portugal reconheceu o Estado da Palestina pelo que, consequentemente, reconhece que Gaza pertence ao Estado da Palestina; 3. A Flotilha dirige-se para o Estado da Palestina pelo que está ou em águas internacionais ou em águas do Estado da Palestina, como Portugal reconhece, por essa razão dentro da mais pura legalidade.; 5. A Flotilha transporta ajuda humanitária e não armamento ou elementos que interferem com a segurança de qualquer Estado pelo que, até por essa via, está dentro da mais pura legalidade; 6. Atacar a ajuda humanitária é contra o direito internacional e, no mínimo, um crime de Guerra; 7. A Flotilha está a forçar a abertura de um canal de ajuda humanitária tal como é prática no “acquis humanitário”” Mário Franco, em comentário a poste de Miguel Szymanski.
  • O governo de Israel contratou a Clock Tower X LLC, para criar conteúdos para o público da Geração Z, num contrato no valor de US$ 6 milhões. Pelo menos 80% do conteúdo produzido pela Clock Tower será «adaptado ao público da Geração Z em várias plataformas, incluindo TikTok, Instagram, YouTube, podcasts e outros meios digitais e de transmissão relevantes», com uma meta mínima de 50 milhões de impressões por mês. A Clock Tower irá criar novos sites para influenciar a forma como os modelos de IA GPT, como o ChatGPT, que são treinados com grandes quantidades de dados de todos os cantos da internet, enquadram tópicos e respondem a eles — tudo em nome de Israel. Fonte.
  • O maior fundo de pensões cívico da Holanda, que representa 3 milhões de cidadãos holandeses, vendeu as suas ações da Caterpillar devido ao alegado envolvimento do fabricante americano de equipamentos no fornecimento ao exército israelita. O ABP é também o maior fundo de pensões da Europa e o quinto maior do mundo, com ativos no valor total de 534 mil milhões de euros. Fonte.
  • À medida que os EUA mergulham no autoritarismo sob o presidente Donald Trump e os republicanos, centenas de celebridades lideradas pela atriz e ativista progressista Jane Fonda reviveram uma iniciativa pela liberdade de expressão originalmente lançada por estrelas de Hollywood, incluindo o seu pai, durante a repressão da direita na era McCarthy após a Segunda Guerra Mundial. Fonda e mais de 550 celebridades relançaram o Comité para a Primeira Emenda, que foi formado pela primeira vez em 1947 por um grupo de atores, incluindo Henry Fonda, em resposta às audiências realizadas pelo Comité de Atividades Antiamericanas (HUAC) e à lista negra de comunistas reais e suspeitos em toda a sociedade americana, incluindo Hollywood. Fonte.

Sem comentários: