Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

BICO CALADO

Cartoon: João Fazenda.

  • “As câmaras do partido de André Ventura tiveram a sorte de captar o momento em que André Ventura, arriscando abnegadamente a própria vida, apaga um violento incêndio que lavrava na base de um eucalipto, e as imagens surpreenderam toda a gente. Como era possível que o presidente do Chega estivesse ali em mangas de camisa, perdendo a oportunidade de usar a sua capa e o fato de licra azul que exibe no peito um S (de "show off")? Enfim, o acto heróico podia ter sido mais bem encenado, mas ficou o essencial: André Ventura participou decisivamente no combate aos incêndios. Este ano já arderam 250 mil hectares, mas podiam ter ardido 250 mil hectares e mais 20 centímetros quadrados se não fosse a acção do intrépido político-bombeiro. Mais uma vez, Ventura teve a felicidade de protagonizar um daqueles actos de valentia que não exigem grande sacrifício, que é a melhor e mais barata modalidade de bravura. A minha avó teve de lidar com um fogo maior no bolo comemorativo do seu 80°aniversario. Nas últimas eleições, se bem se lembram, Ventura já se tinha batido que nem um leão contra a azia. E venceu-a quase sozinho, contando apenas com a ajuda de umas sete ambulâncias e três hospitais. Felizmente, ao que tudo indica, está agora totalmente recuperado, embora eu tenha a suspeita de que possa ser novamente acometido pela cruel maleita na próxima campanha eleitoral, porque o refluxo gástrico parece ter grande sentido de oportunidade político. Se não houver recidiva da azia, tenho a certeza de que Ventura terá a sorte de ser vitimado por um ataque de acne ou por uma micose da unha, que, por serem também gravemente incapacitantes, conseguirão igualmente excitar a mesma compaixão no eleitorado.” Ricardo Araújo Pereira, É um pássaro! É uma avião! É o Ventura.
  • Imaginem a dificuldade que é o André concordar com o Ventura! Ricardo Araújo Pereira, SIC.
  • Despesa do sistema de gestão de fogos rurais 25% abaixo do previsto. Fonte.
  • A Câmara Municipal de Oeiras pagou mais de 10 mil euros em despesas de viagem à vereadora Joana Baptista, que participou com o namorado, Rui Rei — presidente da empresa municipal Parques Tejo — no evento Consumer Electronics Show, em Las Vegas, nos EUA. Fonte.
  • “(…) as oposições ajudaram Montenegro: em vez de obrigar o primeiro-ministro a continuar a responder a questões (como vinha sucedendo), enveredaram por uma comissão parlamentar de inquérito — uma via que estimula a promiscuidade entre escrutínio político e judicial. Montenegro não deixou escapar a oportunidade e promoveu um referendo a si próprio, como se o que está em causa fosse referendável. (…) as circunstâncias de Montenegro não são distintas das de Dâmocles, só que sobre a sua cabeça não paira a espada do rei Dionísio, mas a Spinumviva. Montenegro pode acreditar que o reforço eleitoral e o estado pré-comatoso do PS lhe dão alguma folga; que a remodelação do executivo lhe concede iniciativa; que o interregno presidencial o protege constitucionalmente; ou, até, que o impulso para cavalgar os temas do Chega lhe permite marcar a agenda. A verdade é que o primeiro-ministro vive sob uma ameaça que se pode concretizar a qualquer momento. Dê-se as voltas que se der, persistem demasiadas perguntas sem resposta sobre o universo empresarial de Montenegro — perguntas que regressarão a galope. Porventura, só quando for oportuno. Entretanto, o país limita-se a adiar um problema eticamente incontornável. (...)” Pedro Adão e Silva, Spinumviva: a espada de Dâmocles de Montenegro – Público 26ago2025.
  • O festival “Anta Gathering”, previsto para se realizar este fim de semana perto de Manhouce, no concelho de São Pedro do Sul, não obteve as necessárias licenças por parte da Câmara Municipal de São Pedro do Sul. A autarquia recusou a emissão da licença sob o pretexto de que não estão reunidas as condições de segurança, dizendo haver no local demasiada matéria combustível numa época em que os incêndios não têm dado descanso a bombeiros e populações. Fonte.
  • Israelitas representam 40% dos novos cidadãos portugueses; 60% "nem sequer vivem em Portugal. Fonte.
  • A empresa israelita Rafael anunciou que o parlamento alemão aprovou a compra de 90 sistemas de reconhecimento e de mira do modelo Litening 5 para serem utilizados nos jatos Eurofighter Typhoon da Força Aérea Alemã. De acordo com a imprensa alemã, a comissão orçamental do parlamento já tinha aprovado um orçamento de 350 milhões de euros para o negócio em junho passado. Esta medida surge apesar de o chanceler alemão Friedrich Merz ter anunciado, no início deste mês, que Berlim iria suspender as exportações de equipamento militar para Israel que pudesse ser utilizado em Gaza. Fonte.

Sem comentários: