Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 17 de maio de 2025

REFLEXÃO: DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM

A reciclagem é boa, mas a prevenção de resíduos é melhor, e a responsabilidade não deve recair apenas sobre os indivíduos. A melhor forma de resolver a nossa crise de resíduos é utilizar menos recursos e conceber produtos para durar: duráveis, reutilizáveis e reparáveis. Reduzir, reutilizar e reparar significa poupança de energia, inovação e empregos locais de qualidade.

No entanto, as grandes marcas promovem a reciclagem para transferir a responsabilidade para o cidadão, enquanto continuam a produzir e a poluir como habitualmente. A indústria do plástico é um caso exemplar, com os maiores poluidores de plástico do mundo a sugerirem que a reciclagem é a resposta. Mas há formas melhores. Chegou o momento de os nossos dirigentes se oporem ao flagelo dos plásticos de utilização única e resolverem finalmente a crise dos resíduos de embalagens na UE. Um novo relatório da Rethink Plastic Alliance descreve a melhor forma de os Estados-Membros aplicarem e aumentarem a ambição das regras de redução das embalagens, nomeadamente:
  • Fixar objetivos de reutilização mais elevados e mais amplos para os setores incluídos no PPWRv (Packaging and Packaging Waste Regulation), bem como fixar objetivos para outros setores de embalagens, como objetivos vinculativos de reutilização para o sector do takeaway.
  • Estabelecer incentivos fiscais/económicos para apoiar a transição dos sistemas de embalagens de utilização única para os sistemas de embalagens reutilizáveis, como impostos ambientais sobre os operadores económicos, taxas aplicáveis aos consumidores e a reserva de fundos para apoiar medidas de reutilização e prevenção de resíduos;
  • Reforçar a responsabilidade alargada do produtor (REP), incluindo os custos de limpeza do lixo nas taxas da REP para todos os tipos de embalagens de utilização única e reservando uma percentagem, por exemplo, pelo menos 10%, das taxas da REP para apoiar atividades de prevenção de resíduos, incluindo sistemas de reutilização de embalagens.
  • Introduzir um sistema de devolução de depósitos (DRS) o mais rapidamente possível: o PPWR impõe um nível de recolha seletiva de 90% para as garrafas de plástico e as latas de metal. Só um DRS pode atingir este objetivo.
  • Investir na identificação de substâncias preocupantes que afetam negativamente a reutilização e a reciclagem de materiais de embalagem e representam riscos para a saúde humana e o ambiente.

Sem comentários: