- Bradbury, na Califórnia, existe - mas não quer que se saiba. Os seus 1000 habitantes, a maior parte milionários, não te deixam circular sem autorização especial. Fonte.
- Grupos privados colaboram na identificação e denúncia de estudantes manifestantes para possível deportação dos EUA. Fonte.
- Trabalhadores do setor automóvel de Windsor, Canadá, impedem a saída de equipamento da fábrica de ferramentas e moldes para os EUA. Fonte.
- O Governo turco denunciou os apelos da oposição para um boicote comercial em massa, na sequência da detenção do presidente da Câmara de Istambul, Ekrem Imamoglu, que deu origem a protestos a nível nacional. O governo descreveu os pedidos de boicote como uma "tentativa de sabotagem" económica. Após a detenção do presidente da câmara, há duas semanas, o Partido Republicano do Povo, principal partido da oposição, apelou ao boicote de bens e serviços de empresas que, alegadamente, têm ligações ao governo do Presidente Recep Tayyip Erdogan. Esse apelo foi posteriormente alargado a uma suspensão de todas as compras durante um dia, o que levou algumas lojas a fechar em solidariedade com os que criticam a detenção como uma tentativa politizada e antidemocrática de prejudicar as perspectivas eleitorais da oposição. Fonte.
- As empresas britânicas venderam tecnologia no valor de 9 milhões de libras para os submarinos israelitas, que se crê conterem armas nucleares. Fonte.
- O Governo de Luís Montenegro apresentou o Relatório Anual de Segurança Interna, com uma secção relativa a “Extremismos e Ameaças Híbridas”, que constava das páginas 35 a 39 do documento. Essa secção foi suprimida da versão entregue à Assembleia da República. O BE questionou o Governo sobre a razão para o desaparecimento do capítulo dedicado à extrema-direita e às ameaças de grupos antissistema no documento que foi enviado aos deputados.
- Porque é que é importante recordar o Massacre de Boston quase 250 anos depois. Na noite de 5 de março de 1770, as ruas de Boston irromperam em violência no que viria a ser um dos momentos mais importantes que conduziram à Revolução Americana. Conhecido como o Massacre de Boston, este confronto mortal entre soldados britânicos e manifestantes coloniais galvanizou o sentimento antibritânico e moldou o curso da história americana. Tudo porque o governo britânico tinha imposto uma série de impostos às colónias, provocando um protesto generalizado. Os colonos de Boston opuseram-se a estas políticas fiscais, e combateram-nas sob o slogan “No taxation without representation “: as pessoas não deviam ser tributadas por um governo a menos que tivessem uma palavra a dizer nas decisões desse governo, nomeadamente através de representantes eleitos. O império britânico enviou tropas para as suas colónias americanas em 1768 e durante dois anos Boston viveu um ambiente volátil em que as tensões frequentemente transbordavam para motins. Um deles, ocorrido na noite de 5 de março de 1770, assumiu proporções enormes, os sinos tocaram a rebate e os soldados britânicos dispararam contra a multidão, matando 5 pessoas.
Sem comentários:
Enviar um comentário