Cartoon: Ben Jennings
- “Como um país que está sempre em guerra, não há nada mais aterrador do que a paz, razão pela qual reagimos com horror à perspetiva de um cessar-fogo. Felizmente, o nosso Primeiro-Ministro [Keir Starmer] está a preparar uma dessas guerras pacíficas para nos salvar de uma dessas perigosas pazes. Isso por acaso é uma palavra? Seja como for, sabem o que quero dizer. Quando se está à beira de uma guerra nuclear, o melhor que se pode fazer é lançarmo-nos nela para fins pacíficos. Qualquer alternativa seria impensável, certo?” Ricky Hale, Council Estate Media – Substack.
- Os 10 maiores exportadores de armas entre 2020 e 2024 foram os seguintes: EUA (43% do mundo), França (9,6%), Rússia (7,8%), China (5,9%), Alemanha (5,6%), Itália (4,8%), Reino Unido (3,6%), Israel (3,1%), Espanha (3,0%) e Coreia do Sul (2,2%). Fonte.
- “Mais um passo assustador em direção à ditadura. Trump publicou um poste ameaçador contra o Juiz James E. Boasberg, o juiz principal do Tribunal Distrital Federal em Washington, que tentou impedir Trump de deportar venezuelanos ao abrigo da Lei dos Inimigos Estrangeiros sem provas ou uma audiência: ‘Este juiz lunático de esquerda radical, um agitador e desordeiro que foi tristemente nomeado por Barack Hussein Obama, não foi eleito Presidente - Ele não GANHOU o VOTO popular (por muito!), não GANHOU TODOS OS SETE ESTADOS SWING, NÃO GANHOU 2.750 a 525 condados, NÃO GANHOU NADA! GANHEI POR MUITAS RAZÕES, NUM MANDATO ESMAGADOR, MAS A LUTA CONTRA A IMIGRAÇÃO ILEGAL PODE TER SIDO A RAZÃO NÚMERO UM PARA ESTA VITÓRIA HISTÓRICA. Estou apenas a fazer o que os ELEITORES queriam que eu fizesse. Este juiz, tal como muitos dos "juízes corruptos" perante os quais sou obrigado a comparecer, devia ser DEMITIDO!!! NÃO QUEREMOS CRIMINOSOS PERVERSOS, VIOLENTOS E DEMENTES, MUITOS DELES ASSASSINOS PERTURBADOS, NO NOSSO PAÍS. FAÇAMOS A AMÉRICA GRANDE OUTRA VEZ!!!” Fonte.
- Golpe de Estado à brasileira, Bernardo Rocha Carvalho – Outras Palavras.
Foto; Mohd Rasfan/AFP/Getty Images
- “Montenegro quis resolver uma crise política recorrendo a eleições. Até aqui, nada de extraordinário. Mas o que está verdadeiramente em jogo nestas legislativas não é um programa de governo nem uma escolha entre políticas públicas. É um julgamento de confiança. Montenegro recorreu a uma moção de confiança que sabia inviável porque preferiu transferir essa decisão para o eleitorado. Não é ilegal. Não é anti-democrático. Mas é um precedente que redefine a forma como a política pode ser usada para escapar à fiscalização institucional.” Maria Castello Branco, Expresso.
- “António Costa, antes de ser o arauto da militarização, com um salário de 35 mil euros, impôs uma lei – antes de sair do governo e de Portugal – de obrigação de todas as instituições no país terem um caixa de denúncias – que podem ser anónimas. Face à insegurança no emprego, concorrência entre trabalhadores, super poder de directores e gestores, processos disciplinares como modo de impor o medo, cansaço e exaustão, a inenarrável “qualidade total” (e erros não?), e a “avaliação individual de desempenho” (o SIADP como gestor pelo medo) o então líder do PS propõe uma caixinha de denúncias. Trabalhadores do Mundo, diz o PS, denunciem-se! Aumentando assim a desconfiança entre trabalhadores, sendo que a confiança é o único meio que pode ajudar os trabalhadores contra os diversos tipos de assédio. A denúncia, ainda mais é anónima, é ela mesma uma forma de assédio. Há juristas que têm a interpretação que no Direito Administrativo sequer a denúncia anónima é legal, mas não vou entrar num campo, jurídico, que não é o meu. Bufos, denunciadores, nunca resolveram nada, pelo contrário, são a mobilização dos pior sentimentos dos mais ressentidos e cobardes para lutar em geral contra quem contesta e não obedece. A denúncia, anónima também, é um sintoma da podridão das relações laborais, e não a sua resolução, que só pode ser feita de forma democrática. Ou seja, a única forma de impedir o assédio, moral e sexual, é estimular relações igualitárias, emprego para todos, carreiras justas, condições de trabalho felizes. Que triste fim de Costa e claro do PS. O PSD aplaudiu um homem que esteve vários meses a mentir ao país, o PS tem o seu ex líder como coveiro do Estado social, defensor da guerra e estimulador da bufaria, que dizer do Chega, que circula entre a prostituição de menores e o roubo de malas. Resta-nos combater este estado lúgubre, não vai ser fácil, vão ser precisas muitas reuniões, longas, presenciais, estarmos juntos, re-organizarmo-nos, face a face, estabelecer relações de cooperação fazendo junto, um movimento de baixo, dos melhores movimentos sociais, antes que acabemos todos na caixinha de denúncias do PS, donos de imobiliária ou ladrões de malas. Trabalhadores do Mundo, unamo-nos!” Raquel Varela.



Sem comentários:
Enviar um comentário