Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

DERRAMES IMPUNES: 6 ANOS DE DERRAMES DE PETRÓLEO NÃO REPORTADOS NO GOLFO DO MÉXICO

Mancha de óleo correspondente ao derrame de Ek Balam. Imagem: UABC

  • Derrames impunes: imagens de satélite revelam seis anos de derrames de petróleo não comunicados por empresas no Golfo do México. Mongabay Latam e Data Crítica cruzaram informações oficiais sobre derrames de petróleo no Golfo do México com dados de imagens de satélite recolhidos por cientistas e evidências colhidas por comunidades pesqueiras. A análise mostra que a maioria dos derrames não é reportada. Nos últimos seis anos e meio, os especialistas identificaram derrames de petróleo em 74 meses, mas em 44 deles (60%) não há derrames oficialmente comunicados. Os eventos comunicados também são por vezes subnotificados. O volume do derrame de Ek-Balam em 2023, o derrame mais grave documentado nos últimos anos no México, foi subnotificado entre 10 e 200 vezes, de acordo com os cálculos dos cientistas baseados em capturas de satélite do desastre. Entre janeiro de 2018 e julho de 2024, foram iniciados 48 processos sancionatórios contra empresas que extraem petróleo, mas em menos de metade dos casos, em 21 processos, foram estabelecidas sanções com multas. Apenas oito destas foram pagas. Fonte.
  • O reator nuclear mais antigo da Bélgica vai ser desativado após 50 anos de produção de eletricidade. A sua desativação e posterior desmantelamento durarão 15 anos. Fonte.
  • Investigação jornalística revela como as multinacionais obtêm luz verde para financiar os seus projetos de destruição da biodiversidade nos países do Sul, graças à cumplicidade de empresas auditoras e à hipocrisia de instituições como o Banco Mundial. Fonte.

Sem comentários: