Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

MICROPLÁSTICOS NO CÉREBRO

  • O cérebro de um adulto médio contém 7 gramas de microplásticos. Isto equivale a 2,5 sacos de plástico de uso único alojados entre as nossas orelhas. Estes números baseiam-se em recentes estudos cerebrais que mostram que as concentrações de microplásticos no cérebro são, em média, de cerca de 0,5%. Os microplásticos foram detetados em órgãos e tecidos moles de todo o corpo humano. Aparentemente, o universo tem um sentido de humor negro. Os resíduos de plástico que separamos, selamos e sequestramos estão agora dentro de nós. Somos cada vez mais feitos do nosso próprio lixo e podemos cada vez mais ficar doentes e morrer por causa dele. Ray Wirth, Longe da vista, não fora da menteMedium.
  • Milhares de pessoas juntam-se ao protesto dos mineiros em Varsóvia contra o encerramento de centrais elétricas a carvão. Acusaram o governo e a empresa estatal de energia PGE de ameaçar os seus meios de subsistência em favor das políticas verdes da União Europeia. Fonte.
  • Os avassaladores incêndios na Califórnia aproximam-se da central nuclear de Diablo Canyon, cujo encerramento, já programado e contratualizado, foi recentemente suspenso, permitindo a sua operacionalidade até 2030, sem, no entanto, terem sido feitos testes de segurança. Por isso, os vizinhos apelam ao governador Gavin Newsom para que assuma os compromissos assumidos em 2018 para o encerramento da central de Diablo Canyon. Diablo Diablo não tem seguro de responsabilidade civil, pelo que, se irradiar Los Angeles, nenhum cidadão poderá sonhar com uma uma indemnização. Fonte.
  • No Senegal, uma filial do grupo mineiro francês Eramet está a suscitar a ira dos habitantes locais por causa da expropriação de terras, destruição do ambiente e esgotamento dos recursos hídricos. Fonte.

Sem comentários: