- Hospital Garcia de Orta entrega 700 mil euros à Unilabs por serviços médicos sem contrato escrito. As relações comerciais entre a Unidade Local de Saúde Almada-Seixal e uma empresa de prestação de serviços de telerradiologia é já tão informal que se celebram contratos milionários sem cláusulas nem preços unitários. Fonte.
- ERC recusa cumprir lei para avaliar sondagem fraudulenta que beneficia Gouveia e Melo. Fonte.
- Dados biométricos ‘sacados’ pelo Estado vão parar às mãos de duas empresas estrangeiras. Nos últimos anos tem aumentado a recolha e armazenamento de dados biométricos, considerados sensíveis, mas como o Estado português não detém software nem pessoal técnico credenciado acaba por optar por contratar empresas estrangeiras. Só em 2024, foram celebrados quatro dezenas de contratos entre entidades públicas e fornecedoras daquelas tecnologias, no valor global de 18 milhões de euros (com IVA), que incluem a prestação de serviços, através de técnicos privados. A sueca Speed Identity AB foi escolhida para dois grandes negócios nos últimos meses, e a Vision Box, detida agora pela gigante espanhola Amadeus, tem vindo a acumular contratos de relevo. Juntas somam 17 milhões de euros de faturação ao Estado português. A maioria dos contratos tem sido feita por ajuste direto e nem sempre se conhecem os detalhes dos negócios, porque os cadernos de encargos não estão disponíveis. Ficam assim dúvidas sobre as condições e contornos de segurança no manuseamento de dados sensíveis e valiosos num mundo cada vez mais digital. Fonte.
- “Na tourada há a dignidade, há a responsabilidade, aprende-se a trabalhar em grupo, aprende-se a cumprir as regras, há disciplina. Eu não encontro uma escola de cidadania melhor do que a tourada”. António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e Alimentação dos Açores. Fonte.
- O deputado do Chega Miguel Arruda defiliou-se do partido e anunciou que vai meter baixa psicológica e regressou aos Açores: "A minha família está um caco. Não sei quando volto". Fonte.
- Quase um quinto dos deputados do Chega teve ou tem problemas na Justiça. Fonte.

Sem comentários:
Enviar um comentário