sábado, 2 de novembro de 2024

LEITURAS À MARGEM

Os Orangemen católicos do Togo e outros conflitos que conheci (5)

"Sandhurst foi responsável pela formação daqueles que causaram uma repressão e uma ruína económica incalculáveis em África. Entre os problemas imediatos com que me defrontei, o General Johnny Paul Koroma, que tinha inicialmente derrubado o Presidente Kabbah na Serra Leoa no golpe militar de 1997 e que ainda liderava uma força poderosa naquele país, era um homem de Sandhurst. O terrível General Sani Abacha, então ditador da Nigéria, também tinha sido treinado pelo governo britânico, no MONS em Aldershot e na escola de infantaria em Warminster.
O General Abacha tinha tomado o poder num golpe militar na Nigéria em 1993, depois de os militares terem anulado as eleições ganhas pelo Chefe Abiola. Encerrara os meios de comunicação social, proibira os partidos políticos e assassinara milhares de opositores.
Para quem conhece realmente África, isso não é chocante. Em vinte anos de experiência interna, nunca vi a política francesa mostrar qualquer interesse pelos direitos humanos ou mesmo pelo desenvolvimento económico. A política francesa em África tem sido inteiramente motivada por vantagens comerciais ou financeiras a curto prazo, geralmente para políticos franceses individuais ou interesses a eles ligados, e não para a França como um todo.”

Craig Murray, The Catholic Orangemen of Togo and Other Conflicts I Have Known (2008) –Atholl 2017, pp 53-54.

Sem comentários: