terça-feira, 17 de setembro de 2024

FRANÇA: FÁBRICA DE BATERIAS CONTAMINA SOLO DE BAIRRO DE LILLE

  • Num bairro operário de Lille, ecologistas e habitantes eleitos, em colaboração com um químico americano, analisaram o solo: existe uma poluição maciça de chumbo, causada por uma empresa industrial. Estão a denunciar um escândalo sanitário. O bairro operário de Lille-Sud e a cidade vizinha de Faches-Thumesnil são afectados por uma grave poluição por chumbo. Esta situação deve-se - pelo menos em parte - à fábrica de baterias Exide Technologies. Esta fábrica está em funcionamento em Lille-Sud desde o final do século XIX, mas está agora a abrandar. Infelizmente, a falta de dados públicos - o último estudo data de há uma década, mas não foi publicado - torna impossível avaliar com exatidão a extensão dos danos. Fonte.
  • A única refinaria de petróleo da Escócia, Grangemouth, vai encerrar até ao final do verão de 2025. O atual proprietário da refinaria, Petroineos, afirmou que esta não consegue competir com as concorrentes da Ásia, África e Médio Oriente. Fonte.
  • A Nestlé sobre explora as águas subterrâneas e utiliza um processo ilegal para tornar potável a sua água engarrafada. O tribunal francês multa a Nestlé em 2 milhões de euros, ou seja, 0,06% das suas vendas de água mineral. Fonte.
  • As autoridades estão a investigar a razão pela qual parte de uma ponte no leste da Alemanha ruiu na quarta-feira, perturbando uma importante artéria de tráfego em Dresden e interrompendo o sistema de aquecimento da cidade. Fonte.
  • A abertura da primeira central nuclear da Turquia foi adiada depois de a empresa alemã Siemens Energy ENR1n.DE ter retido peças-chave, o que levou a Rosatom da Rússia, o construtor e proprietário, a comprá-las na China. Fonte.
  • O Projeto de Transferência de Água Sul-Norte é um mega-projecto, que incluí um rio artificial, que visa abastecer zonas carentes de água doce no norte. Foi idealizado por Mao Tsé-Tung em 1952, mas só começou a ser construído em 2003. Deve estar concluído em 2030. Fonte.

Sem comentários: