terça-feira, 3 de setembro de 2024

BICO CALADO

  • “A última vomitadela censória de que fui vítima aconteceu na Bienal de Arte de Gaia - 2023, para a qual fui convidado a participar expondo 20 desenhos (cartunes e caricaturas). Um dos cartunes expostos (seleccionado em segunda escolha e aqui reproduzido) refere esta verdade histórica: “Israel trata os Palestinos com o mesmo desrespeito com que Hitler tratava os Judeus”. Tanto bastou para que um judeu visitante da exposição se sentisse incomodado no raquitismo cerebral de que enferma, fotografasse o trabalho e enviasse a imagem como reclamação para uma coisa chamada Comunidade Israelita de Lisboa. Em consequência da acção daquele aprendiz de espia da Mossad, a Câmara Municipal de Gaia recebeu uma mensagem “de teor agressivo”, sugerindo (ou impondo?) a retirada do apoio económico da autarquia à Bienal de Arte, como que se a má disposição judaica fosse mais importante do que o evento artístico em causa! Na sua reclamação, a coisa judaica entendia que "a Estrela de David sobreposta no coração de uma imagem desenhada de Hitler é uma ofensa grave e indecorosa"!… Reacção típica de um sentimento religioso fundamentalista e estúpido em último grau, que tem muito mais piada do que o meu desenho… porque a estrela Israelita não está sobreposta no coração, mas desenhada na representação de um casaco!... Se despissemos o casaco àquela figura, a estrela passava a estar pendurada num cabide… sem necessitar de cirurgia cardíaca para a “remover do coração”! Fui informado da censura ao meu desenho por telefonema do director da Bienal (o meu camarada jornalista e artista plástico Agostinho Santos) na manhã do dia em que a Câmara Municipal de Gaia recebeu o recado judeu. Num segundo telefonema, a meio da tarde, com a presença de autarcas na conversa telefónica, apercebi-me de que a autarquia estava com “uma batata quente nas mãos” e que a Embaixada de Israel em Lisboa já fazia parte do processo com mensagem considerada “agressiva”. (…) Se eu tivesse 20 anos, montava a minha juventude guerreira e batia o pé frente a Israel… mas à porta dos 80 anos já tenho estatuto para ser mais racional e inteligente. Ultrapassei a irracionalidade e a falta de inteligência dos presunçosos judeus e decidi retirar da Bienal o cartune da discórdia, mantendo o espaço em branco para ser notada a falta da obra e poder explicar o porquê a quem perguntasse. Assim se fez e a questão foi arrumada. (…) Se o delactor (candidato a bufo da Mossad) que passou pela Bienal, fosse inteligente em vez de “burro ofendido”, ninguém tinha visto aquele desenho. Passaria despercebido entre as centenas de obras expostas. Assim, ganhou notoriedade… fui entrevistado por meios de comunicação, o desenho passou na televisão, foi falado na rádio e publicado massivamente em jornais… e agora, aqui!…(…)” Onofre Varela, Israel agressor a sentir-se agredido por mim! Ponte Europa.
  • A Turquia candidatou-se oficialmente ao grupo BRICS - uma coligação económica que inclui o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul. Fonte.
  • O carro onde os enviados especiais da RTP seguiam foi alvejado ao entrar na cidade. "Eles disparam para tudo o que mexe, para tudo o que se tenta aproximar. Não dão sequer oportunidade de diálogo ou de estabelecer um contacto", relatou o enviado Paulo Jerónimo. Fonte.

  • Assaltantes levaram 8 computadores do Ministério da Administração Interna!

Sem comentários: