quinta-feira, 30 de maio de 2024

BIELORRÚSSIA: 12% DO TERRITÓRIO CONTAMINADO 38 ANOS DEPOIS DE CHERNOBYL

  • Em 26 de abril de 1986, ocorreu um acidente catastrófico na central nuclear de Chernobyl. Uma paragem planeada do reator, com a duração de 20 segundos, parecia ser uma verificação de rotina do equipamento elétrico. No entanto, poucos segundos depois, uma explosão química libertou cerca de 520 tipos de radionuclídeos perigosos para a atmosfera. 38 anos depois, as autoridades bielorrussas afirmam que 12% do território do país ainda está contaminado. Daria Dergacheva, The Good Men Project.
  • Como as petrolíferas manipulam os jornalistas. 4700 mensagens de correio eletrónico revelam as formas como as empresas de combustíveis fósseis tentam influenciar os media- e porque é que muitas vezes o conseguem. MOLLY TAFT, The Nation.
  • As barragens impedem que os peixes subam o rio para desovar, impedem que os sedimentos se desloquem para jusante para reabastecer os deltas e as costas, o que contribui para a erosão costeira. Com secas cada vez mais frequentes em todo o mundo, estão a produzir menos eletricidade. Fonte.
  • O lixo espacial está a chover do céu. Quem é responsável quando atinge a Terra? Nicole Mortillaro, CBC.

Sem comentários: