Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 21 de maio de 2024

APICULTORES DE ENTRE MINHO E LIMA: ORDEM PARA EXTERMINAR VESPA-ASIÁTICA

  • O Alto Minho perdeu, no último ano, cerca de três mil colmeias devido à disseminação da vespa-asiática. A Associação dos Apicultores de Entre Minho e Lima, que está no terreno a fazer sessões de esclarecimento e a apoiar a distribuição de armadilhas para dizimar as vespas, o número de colmeias passou “de 20 mil para 17 mil em 2023” e foram afetadas vinhas e árvores de fruto. Para evitar a proliferação da espécie invasora, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho está a distribuir cinco mil armadilhas (500 por concelho) pelos dez municípios da região. Ana Peixoto Fernandes, JN 20mai2024.
  • Tinta inovadora com capacidade de impermeabilização ao radão por adição de resíduos de cascas de ovos foi desenvolvida por especialistas da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Instituto Pedro Nunes. “O projeto ShellutionPlus procurou desenvolver cargas minerais biogénicas de forma inovadora e sustentável para a formulação de tintas e de papel, conciliando os desafios associados à gestão e processamento de um resíduo alimentar com o desempenho técnico dos novos produtos desenvolvidos”, explica Teresa Vieira, professora no Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC. O que diferencia o carbonato de cálcio existente no ovo da galinha do que ocorre na natureza e do sintético “é a nano porosidade que está presente na casca do ovo, e que se mantém durante o processamento da tinta, contribuindo para melhorar certas propriedades óticas e potenciar o efeito de barreira à passagem do gás radão”, complementa João Duarte, investigador do IPN, avançando que esta nova composição de tintas está patenteada. AgroportalAgroportal.
  • O reator nuclear de Point Lepreau da New Brunswick Power, na Baía de Fundy, emite níveis muito mais elevados de trítio radioativo do que outros reatores nucleares no Canadá. A ingestão e a inalação de trítio aumentam o risco de cancro nos seres humanos e noutros animais. O trítio é o isótopo radioativo do hidrogénio e as agências internacionais reconhecem-no como uma substância radioativa invulgarmente perigosa. Uma das suas propriedades é ligar-se aos hidratos de carbono, proteínas e lípidos das células, formando trítio organicamente ligado (OBT), que se mantém no interior do corpo durante anos. Estas descobertas alarmantes foram apresentadas pelo Grupo de Reconhecimento Passamaquoddy em Saint John, durante as audições da Comissão Canadiana de Segurança Nuclear sobre o pedido da NB Power para uma extensão sem precedentes de 25 anos da sua licença de exploração do reator de Lepreau. Principalmente devido à pressão do poderoso lóbi nuclear canadiano, os níveis de segurança para o trítio são muito frouxos em comparação com outros países. Por exemplo, os níveis aceitáveis de trítio na água potável no Canadá são 70 vezes superiores aos da UE e aproximadamente 400 vezes superiores aos de alguns estados dos EUA. Ian Fairlie, NBMedia.

Sem comentários: