sábado, 9 de março de 2024

ZIMBABUÉ: ALUNOS TROCAM ESCOLA POR MINAS DE LÍTIO

  • Em algumas aldeias do Zimbabué, as propinas incomportáveis estão a levar os alunos do ensino secundário a abandonarem a escola em favor das minas de lítio. Bernard Chiguvare, China Dialogue.
  • Nove mineiros foram dados como desaparecidos na sequência do desmoronamento de uma mina de ouro detida a 80% pela canadiana SSR Mining. Os produtos químicos libertados incluem cianeto, o que faz temer a contaminação do Eufrates, o principal rio do Médio Oriente. Thomas Guichard, Raporterre.
  • A BC Hydro quer que o governo provincial substitua a avaliação ambiental de uma nova linha de transporte para alimentar as indústrias do gás natural liquefeito, mineira e outras por um "processo alternativo simplificado" mais rápido. Sarah Cox, The Narwhal.
  • Cerca de 30% de todas as empresas privadas controladas pelo Canadá que extraem petróleo e gás garantiram a taxa mais baixa do imposto sobre o rendimento das sociedades para as pequenas empresas no ano fiscal de 2022-23, Carl Meyer, The Narwhal.
  • Uma comunidade indígena do norte de Alberta está a processar o regulador da energia daquela província pelos efeitos de um desastre ambiental em curso da mina Kearl, de areias betuminosas, da Imperial Oil. Segundo a queixa, três descargas descontroladas de águas residuais industriais da fábrica de processamento de areias petrolíferas e da mina de Kearl resultaram em, pelo menos, 5,3 milhões de litros de águas residuais que fluíram para o território tradicional da ACFN. Há provas de que a Imperial estava ciente de que as suas próprias medições indicavam que as fugas das 4 bacias de rejeitos podiam, na verdade, remontar a 2019. Taylor Noakes, DeSmog.

Sem comentários: