sexta-feira, 22 de março de 2024

REFLEXÃO: ÁGUA PELA PAZ

O Dia Mundial da Água é comemorado a 22 de março para ajudar a aumentar a sensibilização e inspirar ações para enfrentar a crise da água e do saneamento. Trata-se de uma celebração das Nações Unidas, coordenada pela UN-Water.

A campanha do Dia Mundial da Água deste ano chama-se "Água para a Paz".

A água pode criar paz ou desencadear conflitos. Quando a água é escassa ou poluída, ou quando as pessoas têm acesso desigual ou não têm acesso, as tensões podem aumentar entre comunidades e países.

Mais de 3 mil milhões de pessoas em todo o mundo dependem da água que atravessa as fronteiras nacionais. No entanto, dos 153 países que partilham rios, lagos e aquíferos com os seus vizinhos, apenas 24 declaram ter acordos de cooperação para toda a água que partilham.

Os dados sobre a qualidade da água não são recolhidos por rotina na maioria dos países. Isto significa que mais de 3 mil milhões de pessoas estão em risco porque a saúde dos seus ecossistemas de água doce é desconhecida. À medida que os impactos das alterações climáticas aumentam, há uma necessidade urgente, dentro e entre países, de nos unirmos em torno da proteção e conservação do nosso recurso mais precioso. À medida que as populações crescem, a água tornar-se-á cada vez mais importante na luta contra a pobreza e a deterioração do ambiente. A cooperação no domínio da água pode criar uma resistência vital a fenómenos meteorológicos extremos e ajudar as populações a atenuar e a adaptar-se a um clima em mudança.

A saúde pública e a prosperidade, os sistemas alimentares e energéticos, a produtividade económica e a integridade ambiental dependem de um ciclo da água que funcione bem e seja gerido de forma equitativa. Isto significa que a não discriminação e a igualdade no acesso à água e ao saneamento podem ter um efeito de arrastamento positivo em toda a sociedade.

Fonte.

Sem comentários: