quarta-feira, 6 de março de 2024

BICO CALADO

  • Um engenheiro da Divisão de Obras da Câmara de Ovar, em licença sem vencimento, passou a trabalhar numa obra adjudicada pela autarquia num concurso público que foi contestado por um dos concorrentes. O caso pode configurar uma situação de incompatibilidade, podendo estar em causa uma infração disciplinar, mas também os crimes de peculato e corrupção passiva. Margarida Davim, DN 5mar2024.
  • "Portugal precisa de uma grande limpeza e de 'tirar a raposa do galinheiro', essa raposa que fingindo defender o povo e lutar contra a corrupção, nada mais é que um instrumento musculado ao serviço dos tais que se acham os donos disto tudo (...) Portugal precisa de uma grande limpeza? Sim. Mas essa limpeza não pode ser feita com o espanador do populismo, da mentira, do engano e da ilusão. (...) Desses que podem enganar muita gente e que se intitulam enviados divinos. São de facto, enviados, mas não divinos são enviados sim da família Champalimaud e outras para garantir os interesses dos grupos económicos e as regras dos grupos económicos.” Paulo Raimundo, SICNotícias.
  • Em três anos, a Pfizer vendeu 85,8 mil milhões de euros de vacinas contra a covid-19, mas os tempos da pandemia já lá vão. A ‘ressaca’ financeira está agora a bater forte: os resultados em 2023 foram decepcionantes e as expectativas para este ano são pouco risonhas. A cotação da empresa no mercado de capitais norte-americano está em mínimos dos últimos cinco anos. Depois de uma ‘festa’ em que conseguiu vender vacinas até para deitar ao lixo, é agora a altura de despedir sem contemplações. Em Portugal está a decorrer um despedimento coletivo que atinge 26 funcionários. P1.
  • Miguel Guimarães e Ana Paula Martins, candidatos pelo PSD, geriram numa conta pessoal mais de 1,4 milhões de euros de uma campanha de solidariedade inundada de faturas falsas, fuga ao fisco e outras tropelias. Auditoria prometida, nem vê-la. Tribunal Administrativo obriga Ordem dos Médicos a revelar documentos. P1.
  • Um membro da Câmara dos Lordes, John Huttondirige simultaneamente uma empresa estatal israelita de armamento. Hutton é diretor da Pearson Engineering, uma filial da Rafael, que é propriedade direta do governo israelita. Lowkey.
  • Autores de White Rural Rage basearam-se em 60 inquéritos para concluir que, nos EUA, eleitores rurais brancos são uma ameaça para a democracia. São mais racistas e xenófobos, aceitam teorias da conspiração, defendem a violência como uma forma legítima de ação política e sentem que a nação os traiu porque sofrem a falta de acesso a cuidados de saúde, têm infra-estruturas deficientes e enfrentam o desemprego na agricultura e na indústria. Fonte.
  • As políticas antiterroristas postas em prática por Bush após o 11 de setembro mudaram o mundo para pior. Mesmo assim, os políticos agarram-se a elas. Hédi Attia, IPS.

Sem comentários: